Visitadores são ‘anjos da guarda’ do programa Criança Feliz

Gestos de humanismo e altruísmo que alimentam almas de conforto e calor humano. Assim é o trabalho dos visitadores do programa Criança Feliz Brasiliense, da Secretaria de Desenvolvimento Social. São elas que fazem o atendimento direto a 3,2 mil famílias do DF, objetivando promover a ampliação psicomotora, cognitiva, comunicativa, psicológica e socioemocional de crianças em situação de vulnerabilidade social. É o caso do pequeno Enzo, de quase 2 anos, assistido pela agente Ivanilda Ramos em Samambaia Norte.

O pequeno Enzo, de 2 anos, com a mãe, Joyce Rodrigues, e a visitadora Ivanilda Ramos, participa de atividades interativas que vão desde cantigas clássicas até brincadeiras com jogos lúdicos improvisados com papelão, pedaços de cartolina e muita criatividade | Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília

“A importância do programa é de realmente promover o desenvolvimento de crianças vulneráveis da primeira infância por meio de brincadeiras e atividades interativas”, explica Ivanilda. “É importante estimular esse lado lúdico da criança para que ela não fique atrasada nessa parte da comunicação, do desenvolvimento social. Meus filhos fizeram parte deste programa e eu vi como foi importante esse incentivo social”, salienta.

“Como a gente trabalha com famílias vulneráveis, acaba que a visita vai além do atendimento à primeira infância, porque podemos saber as necessidades e demandas que esse grupo familiar tem”, Ivanilda Ramos, visitadora social.

Para uma família fazer parte do Criança Feliz Brasiliense, prioritariamente precisa estar registrada no Cadastro Único, com este registro sempre atualizado. O público-alvo são gestantes e crianças de até três anos, crianças afastadas do convívio familiar e crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada, ambas de até seis anos.

No momento, 106 visitadores sociais comparecem, diariamente, às zonas urbanas e rurais de 16 regiões administrativas do DF. Atuam como anjos da guarda sociais nas cidades de Taguatinga, Estrutural, Planaltina, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Varjão, Itapoã, Paranoá, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Samambaia, Fercal e Sobradinho.

Só em Samambaia, norte e sul, conta Ivanilda Ramos, são dez visitadores, mais uma supervisora, que acompanha o serviço em toda a região administrativa. Ela mesma chega a percorrer, num dia, entre cinco e oito lares das 15 famílias que abraça socialmente há um ano. Na segunda-feira (16), o encontro foi na casa da mãe solo Joyce Rodrigues, 35 anos, mãe de seis filhos e prestes a dar à luz um novo rebento.

“Como a gente trabalha com famílias vulneráveis, acaba que a visita vai além do atendimento à primeira infância, porque podemos saber as necessidades e demandas que esse grupo familiar tem”, observa a visitadora social. “Hoje pode estar tudo ok, mas na próxima visita pode estar faltando uma cesta, um cadastro único que desatualizou. Então, sempre que a gente chega, fazemos essa primeira acolhida”, explica.

Durante as atividades interativas para estimular o pequeno Enzo, vale tudo, desde cantigas clássicas interativas que levam toda a família a participar, até brincadeiras com jogos lúdicos improvisados com papelão, pedaços de cartolina e muita criatividade. “A gente fica muito agradecida com esse apoio social”, elogia Joyce. “Depois que o Enzo começou a participar do Criança Feliz, está mais solto, teve um desenvolvimento muito bom, hoje em dia fala tudo, é uma criança mais feliz”, diz.

Matéria publicada em diversos veículos de comunicação. Confira!

Agência Brasília, disponível em 21/01/2023.
Agência Brasília | Flickr, disponível em 21/01/2023.
Blog Olhar Digital, disponível em 21/01/2023.
Portal do Callado, disponível em 21/01/2023.
Portal Antenados, disponível em 21/01/2023.
Policiamento Inteligente, disponível em 21/01/2023.
Planeta Agora, disponível em 21/01/2023.
Osvaldo Batista, disponível em 21/01/2023.
Inteligência Brasil Imprensa, disponível em 21/01/2023.
DF na Mídia, disponível em 21/01/2023
Click Itapema, disponível em 21/01/2023.
Caderno Político, disponível em 21/01/2023.
Brasília Agora, disponível em 21/01/2023
Agora ES, disponível em 21/01/2023.
Abraço DF, disponível em 21/01/2023.
Secretaria de Desenvolvimento Social | Instagram, disponível em 24/01/2023.

Veja mais...