‘Se Liga na Cultura’ celebrou culminância do projeto com apresentações artísticas em Brasília

Mostra apresentou programação com exposição fotográfica, peças de biojoias, espetáculo teatral e aula show de gastronomia

Para comemorar o impacto social do Projeto ‘Se Liga na Cultura’, o Instituto IECAP promoveu uma grande festa no Teatro da UNIP em uma mostra que reuniu os trabalhos produzidos ao longo das oficinas gratuitas ofertadas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, a culminância contou com uma programação composta pela exposição fotográfica “Para Além de Mim”, mostra de biojoias, peça de teatro ‘Differentia’ e uma aula show de gastronomia sustentável.

“Concluímos nossa jornada cultural em uma mostra que conseguiu conectar todas as oficinas em uma única temática: ‘Para Além de Mim’, onde trabalhamos nas comunidades a importância de se reconhecer no outro e de respeitar a diversidade, buscando uma sociedade mais empática, inclusiva e fortalecendo a cidadania”, ressalta Renata Oliveira, presidente do Instituto IECAP.

O evento contou com a presença das escolas públicas CEF 04, CED 11 e CEF 25 de Ceilândia, CEF 05 e CEF 11 de Taguatinga, CEF 427 de Samambaia e CED 01 Estrutural. Também prestigiaram o dia Rosângela Gomes, deputada federal e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Mara Paiva, autora da série infantojuvenil ‘Differentia’, inspiração para e peça de teatro, Celso Junior, fotógrafo renomado e Vice-Presidente do Conselho Internacional de Empreendedorismo, Relações Governamentais e Intercâmbio Comercial da Associação Comercial do Distrito Federal, e Luciana Asper, promotora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e líder do projeto NaMoral.

‘Para Além de Mim’

Em uma rota cultural planejada no foyer do Teatro da UNIP, um personagem interpretando um maquinista futurista guiou os visitantes em uma experiência imersiva, caminhando por todas as atrações culturais. Iniciando com a exposição fotográfica ‘Para Além de Mim’, o público pode apreciar um acervo exclusivo com 40 imagens que apresentam a sutileza dos detalhes e da potência cultural do dia-a-dia das comunidades de Japeri, Paraty e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, da Cidade Tiradentes, em São Paulo, e de regiões do Distrito Federal. Sob curadoria do renomado fotógrafo Celso Junior, as fotos convidam o público a fazer uma reflexão sobre existir e persistir, transcendendo a compreensão de si, do outro e das realidades locais ao nosso redor, despertando por meio da arte e da fotografia contornos para a superação das vulnerabilidades e buscando encontrar beleza onde muitos acreditam que não há.

O percurso conduzido pelo maquinista desembarcou na mostra de biojoias, com peças artesanais produzidas pelos alunos durante as oficinas do Projeto. A exposição surpreende pela criatividade, com a elaboração e confecção de colares, brincos e pulseiras a partir de matérias-primas sustentáveis encontradas na amazônia brasileira, como o açaí, jarina, jupati, inajá, tentos, muitas delas oriundas de comunidades tradicionais indígenas da Região Norte, além de madrepérola e madeira.

O público presente também assistiu a uma Aula Show de Culinária Sustentável, ministrada pelo chef Edu Henrique. Explorando a diversidade da gastronomia brasileira, a master aula ensinou a produção de mousse de chocolate com café, incentivando a criatividade, o máximo aproveitamento dos alimentos e a redução de desperdícios. 

Para coroar a Mostra, e Espetáculo “Differentia”, inspirado literatura infantojuvenil de Mara Paiva, encantou a plateia com a história de Humi, uma menina com espírito aventureiro que recebe um presente misterioso e a leva para uma expedição num mundo fantástico chamado Metazoa, onde vivem animais que cantam, dançam e estudam. Lá ela conhece os amigos da Turma D e juntos trilham uma aventura para derrotar o temível lobo Domain. Muitos desafios e aprendizados e um lindo laço de amizade nascem a partir daí.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o IECAP

O Instituto Social IECAP é uma Organização da Sociedade Civil que atua há mais de 23 anos em projetos nas esferas da educação, qualificação profissional, cultura, esporte, empreendedorismo e inovação que fortalecem a transformação em comunidades por todo o Brasil. 

A tecnologia social da instituição já alcançou mais de 40 cidades e impactou mais de 180 mil vidas por meio de ações que buscam mudar trajetórias, prezando também pela excelência na gestão e foco nos resultados. Destacam-se entre os seus princípios a responsabilidade social e o compromisso ambiental, tendo como pano de fundo a sustentabilidade dos projetos que desenvolve. Também trabalha para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Instituto IECAP tem a missão de oferecer oportunidades para transformar vidas, por meio de programas e projetos sociais, gerando oportunidades para que pessoas em estado de vulnerabilidade alcancem o pleno desenvolvimento pessoal, familiar e profissional, levando dignidade e novas possibilidades de futuro para a periferia de todo o país.

Esta Gostando? Compartilhe

Facebook
WhatsApp

Veja mais notícias