Projeto leva oportunidade para Penitenciária Feminina do DF

Oficinas de biojoias e culinária sustentável promovem novas possibilidades de futuro e reinserção social para mulheres

Desenhado para chegar a comunidades em condição de vulnerabilidade, dentro e fora das escolas, o projeto “Se Liga na Cultura“, apresentado pelo Instituto Cultural Vale, patrocinador master da ação através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto IECAP, alcança uma comunidade nem sempre lembrada pela sociedade. Na primeira etapa realizada no Distrito Federal, as atividades estavam concentradas em centros de ensino públicos, centros de juventude e instituições parceiras. Com um olhar para cidadania e reinserção social feminina, o projeto abraçou nas oficinas de biojoias e culinária sustentável a inclusão de 51 mulheres da Penitenciária Feminina do DF, com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape/DF) e da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

“Estamos levando dignidade ao sistema penitenciário feminino do DF para promover a oportunidade de transformação de vidas por meio da qualificação profissional e empreendedora”, explica Renata Oliveira, diretora-presidente da IECAP.

Com o aprendizado adquirido ao longo do projeto, as beneficiárias da Funap renovam as esperanças de um novo futuro, com acesso a ferramentas capazes de abrir as portas para inserção no mercado de trabalho e até mesmo a investida em um empreendimento próprio. “Que essas sementes representem também o surgimento de uma nova vida após o cumprimento de pena de cada uma de vocês”, incentivou o Secretário da Seape/DF, Wenderson Teles, na cerimônia de formatura da oficina de biojoias.

Aliadas à sustentabilidade e à proteção ao meio ambiente, as oficinas culturais de culinária sustentável, com o chef Eduardo Henrique, e de biojoias, com a designer Suzana Rodrigues, oferecem às reeducandas capacitação profissional e oportunidade de conquista de autonomia financeira, reduzindo as taxas de reincidência criminal.

O “Se Liga na Cultura” é uma iniciativa de resgate social que propõe o encontro da teoria e da prática nos processos de aprendizagem, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e à cidadania a comunidades menos favorecidas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. As atividades contemplam pessoas a partir dos 11 anos em cursos, workshops, experiências culturais como visitas a exposições e peças teatrais, vivência em campo e intercâmbio com profissionais da área. Passada a fase presencial, um público ainda mais abrangente poderá se beneficiar da iniciativa, com turmas online focadas em liderança e criatividade, com início das aulas previsto para janeiro de 2024.

Além do DF, o “Se Liga na Cultura” chega também às cidades de Paraty, Mangaratiba e Japeri, no Rio de Janeiro, e à comunidade Tiradentes, em São Paulo. Ao todo, entre cursos presenciais e online, serão 3.500 pessoas beneficiadas. Todas as atividades estão contextualizadas com a realidade local dos assistidos, de forma a disseminar e valorizar a cultura local e proporcionar a cidadania por meio da inclusão no cenário cultural de suas cidades e da economia empreendedora, dando a eles o protagonismo na construção coletiva de conhecimentos e das comunidades locais, valorizando a arte urbana e identitária de cada região.

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

São mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

SOBRE O IECAP

O Instituto IECAP é uma Organização da Sociedade Civil que atua há mais de 22 anos em diversos projetos que fortalecem a responsabilidade social. As parcerias entre Estado, setor privado e terceiro setor agregam valor às políticas públicas, aproximando-as das pessoas e das realidades locais, possibilitando a solução de problemas sociais específicos, de forma criativa e inovadora.

A tecnologia social da instituição já alcançou mais de 40 cidades, por meio de ações com excelência na gestão e foco nos resultados. Destacam-se entre os seus princípios a inovação e o empreendedorismo, a cooperação, o compromisso ambiental e a excelência na gestão, tendo como pano de fundo a sustentabilidade dos projetos que desenvolve. Também trabalha para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O IECAP tem a missão de transformar vidas e comunidades por meio de programas e projetos sociais de educação, cultura, esporte, qualificação profissional e empreendedorismo, levando dignidade e novas possibilidades de futuro para a periferia de todo o país.

Matéria publicada em diversos veículos de comunicação. Confira!

Visite Brasília Projeto leva cultura e cidadania à Penitenciária Feminina do Distrito Federal (visitebrasilia.com.br)

Portal Federal Iniciativa Transformadora: Projeto Introduz Cultura e Cidadania na Penitenciária Feminina do DF – PORTAL FEDERAL

Aqui Tem Diversão Projeto leva cultura e cidadania à Penitenciária Feminina do DF – AQUI TEM DIVERSÃO (aquitemdiversao.com.br)

Tudo Ok Notícias Projeto leva cultura e cidadania à Penitenciária Feminina do DF – Tudo ok Notícias (tudooknoticias.com.br)

Mercúrio Portal de Notícias Projeto leva cultura e cidadania à Penitenciária Feminina do DF – Mercúrio (portalmercurio.com.br)

Veja mais...