O que é o projeto?

O projeto tem como objetivo auxiliar na diminuição dos índices de evasão escolar nas escolas de ensino médio da Região do Guará como também buscar fortalecer o diálogo família- escola e mapear continuamente os estudantes com potencial para evasão.

Com a celebração desta parceria o IECAP visa promover o Projeto Visitador Escolar, a partir de ações que pretendem ajudar na prevenção da evasão escolar, por meio de acompanhamento individualizado presencial e online, com o apoio de equipe multidisciplinar e interdisciplinar, com foco na garantia do retorno e permanência escolar, para alunos do Ensino Médio, matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, na Região Administrativa do Guará/DF.

Quem pode utilizar o serviço?

Estudantes matriculados no Ensino Médio de escolas públicas da Região Administrativa do Guará, do Distrito Federal, na faixa etária de 15 a 29 anos. Sendo, 04 escolas e aproximadamente 100 turmas do Ensino Médio. Serão ofertados 2.794 atendimentos pelo projeto Visitador Escolar aos alunos do Ensino Médio da Regional do Guará. Dentre este universo, os alunos propensos a evasão escolar (aqueles com 06 faltas escolares em dias consecutivos ou 10 dias em dias intercalados durante o mês) terão atendimentos adicionais, individualizados, específicos para cada caso, conforme a real necessidade.

Princípios?

  • Conhecer o perfil e identificar estudantes propensos à evasão;
  • Realizar a escuta dos estudantes e suas famílias e dos profissionais da escola para a construção da estratégia;
  • Contribuir e desenvolver estratégias para a redução da evasão escolar e acolher estudantes em situação de risco;

Atuações?

Atuar na área pedagógica, psicológica e assistencial, implementando a estratégia com vistas a apoiar os professores, contribuir com a redução da evasão escolar e acolher estudantes em situação de risco.


Impacto Social

Potencializar vínculos sociais;

Desenvolver habilidades físicas e cognitivas;

Tornar o aluno um agente social;

Garantia de Direitos e Cidadania;

Estimulo a dignidade e a participação cidadã

Mais Informações

Duração do projeto:
10 meses (fevereiro/2022 a dezembro/2022)

Público-alvo:
Estudantes matriculados no Ensino Médio de escolas públicas da Região Administrativa do Guará, do Distrito Federal, na faixa etária de 15 a 29 anos.

Principais segmentos:
Diminuição dos índices da Evasão Escolar

Locais de atendimento:
Região Administrativa Guará/DF

pt_BR