Pela primeira vez no Rio de Janeiro, projeto social “Se Liga na Cultura” oferecerá vagas em oficinas e cursos gratuitos

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do jovem e fomentar a economia de comunidades menos favorecidas, espera-se alcançar 3.500 beneficiários.

Fonte: Expresso Carioca

O Rio de Janeiro acaba de ganhar mais um importante incentivo à cultura e ao desenvolvimento local, promovendo a cidadania: o projeto “Se Liga Cultura” traz ao estado diversas oficinas e cursos gratuitos, destinados a pessoas entre 11 e 35 anos. A iniciativa é realizada pelo Instituto Social IECAP, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, que visa oferecer oportunidade de acesso à cultura e promoção da cidadania a comunidades das cidades de Japeri, Mangaratiba e Paraty. O projeto já passou pelo Distrito Federal e, logo mais, também desembarca em São Paulo.

Por se tratar de um trabalho de resgate social dentro e fora das escolas, as atividades serão realizadas em escolas públicas, centros de atendimento à juventude e instituições parceiras. As vagas são limitadas, e devem alcançar ao todo 3.500 beneficiários diretos nas regiões de atuação. No Rio, são 585 vagas presenciais para os municípios de Japeri, Mangaratiba e Paraty, e 2.160 vagas em cursos onlines. As oportunidades presenciais oferecem capacitação em oficinas de biojoias, teatro, fotografia e culinária sustentável e, ainda, os conteúdos onlines serão voltados para trilhas de criatividade e builders: formação de lideranças.

O objetivo geral é, sem dúvida alguma, oferecer igualdade de acesso à cultura e cidadania para comunidades menos favorecidas, transformando a realidade local. A ideia é atingir o maior número de pessoas interessadas. Por isso, o projeto também reserva 10% das vagas das oficinas para pessoas com deficiência, além de monitores especializados, tradução em libras e acompanhamento adequado, quando necessário.

Os patrocinadores: mãos que incentivam

O Instituto Social IECAP, realizador do “Se Liga na Cultura”, é uma Organização da Sociedade Civil que atua há mais de 22 anos em projetos voltados para a educação, qualificação profissional, cultura, esporte, empreendedorismo e inovação, sempre visando fortalecer a transformação dentro de comunidades por todo o Brasil.

Já o Instituto Cultural Vale, patrocinador do projeto, ocupa importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 24 estados e no Distrito Federal, já são mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados.

Juntos, eles buscam oferecer oportunidades para transformar vidas através da cultura, do aprendizado, da criatividade e do incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional. Em tempo, vale ressaltar que o mercado da economia criativa é visto como um dos mais aquecidos no país e apresenta notável crescimento.

Matéria publicada em diversos veículos de comunicação. Confira!

Expresso Carioca https://www.expressocarioca.com.br/pela-primeira-vez-no-rio-de-janeiro-projeto-social-se-liga-na-cultura-oferecera-vagas-em-oficinas-e-cursos-gratuitos/

O Dia https://odia.ig.com.br/economia/empregos-e-negocios/2023/11/6741671-rio-projeto-social-se-liga-na-cultura-oferece-vagas-em-oficinas-e-cursos-onlines.html

Erre Jota Costa Verde https://rjcostaverde.com.br/2023/11/14/projeto-social-esta-com-vagas-abertas-para-mangaratiba-e-paraty/

Veja mais...