OFICINA BOLOS, TORTAS E DOCES

Bolos, tortas e doces: venha dar os primeiros passos e desenvolver suas habilidades de confeitaria

BOLOS, TORTAS E DOCES

A oficina, que é online, gratuita e terá emissão de certificado, é mais uma das atividades oferecidas pelo Centro de Juventude do DF

Bolos, brigadeiros gourmet e tortas doces mais elaboradas farão parte de mais uma edição da oficina Cozinha de Sucesso em 2021. A atividade, ofertada pela Secretaria de Juventude do Distrito Federal (Sejuv-DF) por meio do Centro de Juventude, está com inscrições abertas e terá início na segunda-feira, 19 de julho. O objetivo da oficina é oportunizar aos jovens do DF capacitação para se inserirem no mercado de trabalho, promovendo engajamento no empreendedorismo jovem com foco em técnicas e receitas de confeitaria. Ministradas pelo instrutor cultural e chef de cozinha Eduardo Henrique, as atividades foram planejadas para o aproveitamento prático e imediato dos aprendizados.

Com uma abordagem dinâmica, o instrutor cultural apresenta uma jornada de aprendizagem aos jovens que pensam em iniciar ou desenvolver seu negócio no ramo da culinária, ou mesmo darem os primeiros passos na cozinha. Durante as aulas serão abordados temas como marketing, precificação, delivery, além de técnicas básicas de culinária, de higiene e manipulação de alimentos, informações sobre embalagens, além de receitas que podem compor um cardápio inicial para os jovens aprenderem e praticarem.

“A oficina, em si, acho que ela agrega de várias formas, tanto na parte de conhecimento, como na parte pessoal. Têm muitos alunos que chegam para mim e falam ‘ah, eu entrei no curso e eu estava mal e deprimido, e aí eu assisto as aulas, vejo o seu empenho, vejo a didática, a dinâmica e isso me motiva a continuar’. Outros me falam que não fritavam um ovo e hoje fazem coisas maravilhosas. É muito gratificante você ver a evolução de um aluno e como ele começa a criar com o que ele aprendeu ali”, compartilhou o instrutor Eduardo.

“Cozinha de Sucesso – Bolos, tortas e doces” será online e se iniciará no próxima segunda-feira (19) às 10 horas. Além de aulas síncronas por meio do aplicativo Zoom, os participantes ainda contam com o apoio da plataforma Moodle para realizar as atividades da oficina e acessar os materiais complementares produzidos pelo professor. Com três encontros na semana, a oficina tem carga horária de 30 horas e terá emissão de certificado para aqueles que cumprirem pelo menos 75% de aproveitamento nas atividades propostas. As inscrições podem ser feitas no link https://iecap.org.br/oficina-bolos-tortas-e-doces/.

Com a dinâmica online, os Centros de Juventude expandiram seu atendimento a todos os jovens do Distrito Federal. As atividades seguem adaptadas para plataformas virtuais, mantendo o vínculo e a rotina dos beneficiários atendidos pelo projeto. As oficinas, cursos e atendimentos do Centro de Juventude são abertas a jovens de 15 a 29 anos e as atividades virtuais continuam auxiliando os jovens atendidos pela política pública da Sejuv-DF.

Os Centros de Juventude são espaços físicos que visam contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens por meio de ações gratuitas nas áreas de educação, cultura, lazer, esporte, saúde, cidadania, direitos humanos, qualificação profissional, atividades de convivência, inclusão digital e social, formação para o empreendedorismo, assistência social, prevenção do uso de drogas e ações sociais de desenvolvimento comunitário. Atualmente, existem no DF três Centros de Juventude, que funcionam na Ceilândia, na Estrutural e em Samambaia e fazem parte dos serviços prestados pela Sejuv-DF por meio da Política Distrital de Atenção ao Jovem.

SERVIÇO

Oficina “Cozinha de Sucesso – Bolos, tortas e doces”

Período: de 19/7 e 20/8 – Segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 11h

Carga horária: 30 horas com certificação

Plataforma de acesso ao curso: Zoom e Moodle

Requisitos: Ter entre 15 e 29 anos, residir no DF e possuir recursos necessários para realizar o curso à distância

Atividade gratuita oferecida pela Secretaria de Juventude do Distrito Federal em parceria com a IECAP – Agência de Transformação Social