IECAP prestigiada no aniversário do Pacto Nacional pela Primeira Infância 

Ação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça celebrou a data e destacou a atuação da IECAP pela proteção da criança no DF 

Para festejar os 4 (quatro) anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu nesta sexta (22) um Seminário comemorativo da data. O encontro reuniu entidades e pessoas dedicadas à garantia dos direitos das crianças na primeira infância e suas famílias, entre órgãos governamentais, judiciais, empresas, instituições do terceiro setor e representantes da sociedade civil. 

O Seminário teve como objetivo principal apresentar avanços e subsídios do Pacto para implementação do Marco Legal da Primeira Infância, além de oficializar as novas instituições signatárias. Foram anfitriões da comemoração a conselheira Ivania Ghesti e Edinaldo César Junior, Juiz Auxiliar da Presidência do CNJ. 

Durante a solenidade, a IECAP foi exaltada pela execução do Programa Criança Feliz Brasiliense, reconhecido pela Universidade de Harvard como o maior programa de visita domiciliar do mundo.  

De iniciativa do Governo Federal, o Programa Criança Feliz teve como objetivo promover o desenvolvimento da primeira infância por meio de visitas domiciliares, instruindo pais e cuidadores às melhores práticas para aquisição de habilidades motoras, linguísticas, psicológicas e sociais das crianças, além de fortalecer o vínculo afetivo e combater a violência contra crianças. O público-alvo contemplou gestantes, crianças de 0 a 6 anos, crianças beneficiárias de prestação continuada e também aquelas afastadas do convívio familiar. 

Os números da IECAP revelam o impacto do programa na capital brasileira. Em três anos de execução (2021-2023), a IECAP percorreu 16 regiões administrativas do Distrito Federal, abrangendo zonas urbanas e rurais. Foram beneficiadas 6.789 famílias em um total de 191.620 mil visitas realizadas, além da capacitação profissional de mais de 100 colaboradores na formação de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC). 

Reforçamos o nosso compromisso em proporcionar às crianças um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento de suas habilidades, com uma ampla rede de apoio para garantia de seus direitos e de suas famílias. Brincar e crescer são direitos de todos! 

Esta Gostando? Compartilhe

Facebook
WhatsApp

Veja mais notícias