De Brasília para a África: tecnologia social brasiliense desembarca no continente africano

Nascida no coração de Brasília, a tecnologia social do Instituto IECAP ultrapassa fronteiras brasileiras rumo à Tanzânia, país com a maior diversidade cultural da África e mais de 120 comunidades tribais. Em fase de expansão internacional, o Instituto se destaca no cenário exterior na missão de proporcionar a transformação de vidas em comunidades que enfrentam situação de vulnerabilidade social.

Sob a liderança da presidente e executiva social Renata Oliveira, as parcerias internacionais foram firmadas em Termos de Cooperação Técnica junto à organização Mwanamke Initiatives Foundation (MIF), o instituto Safe Haven; e a Câmara de Comércio para Mulheres de Zanzibar, vinculada ao Ministério do Comércio e Desenvolvimento Industrial de Zanzibar.

“Nos lançamos de coração aberto ao desafio de vencer todas as diferenças linguísticas, sociais, culturais e econômicas para levar dignidade e novas oportunidades para as comunidades africanas, sobretudo às mulheres que convivem com a violência e a fragilidade da dependência socioeconômica”, afirma Renata Oliveira, presidente do IECAP.

A exportação da tecnologia social do Instituto deve se consolidar nos próximos dois anos, alcançando crianças, adolescentes e mulheres da cidade tanzaniana de Dar es Salaam e do arquipélago de Zanzibar. O objetivo é compartilhar conhecimento, metodologia e técnicas em áreas como empreendedorismo, educação, saúde, prevenção da violência contra crianças e adolescentes, capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho e apoio para consolidação de parcerias estratégicas.

Resultado de uma intensa jornada de relações internacionais, elaboradas ao longo do ano junto à (citar empresa da parceira), o Instituto se orgulha em carregar o DNA brasiliense em cada etapa de sua internacionalização, apoiando projetos sociais com capacidade de alavancar o desenvolvimento regional e a ascensão socioeconômica e cultural de seus beneficiários.

Sobre o IECAP

O Instituto de Educação, Esportes, Cultura e Artes Populares (IECAP) atua há mais de 24 anos na execução de projetos sociais e contribuição para políticas públicas, alcançando mais de 200 mil vidas impactadas em diversas regiões pelo Brasil. Sob a direção de Renata Oliveira, presidente e executiva social, a missão do IECAP é promover ações de educação, empreendedorismo, cultura e inovação que proporcionem uma melhor e maior inclusão social de comunidades que enfrentam situação de vulnerabilidade.