Centro de Juventude conecta jovens ao empresariado do DF

Inspire um Jovem busca incentivar os jovens para o mercado de trabalho e empreendedorismo 

Na 2ª edição do Inspire um Jovem, o Centro de Juventude da Estrutural promoveu nessa quarta (19) um intercâmbio de experiências e aprendizagem com a empresária e advogada Gabriela Corte, da Soliker Energia. A iniciativa aproxima os jovens do curso de assistente administrativo à realidade do mercado de trabalho e da jornada empreendedora, promovendo o diálogo com o empresariado do Distrito Federal. 

Em um bate-papo descontraído, Gabriela compartilhou sua visão e conhecimentos no ramo de energia renovável, que agrega no dia a dia o propósito de tornar o mundo mais sustentável e de combater as mudanças climáticas. Para ela, a motivação aos jovens vai além da capacitação profissional. “O diálogo impacta no desenvolvimento humano equilibrado desses jovens. É importante incentivá-los a desenvolver habilidades sociais, emocionais e de liderança para que se tornem profissionais completos e conscientes do seu papel na sociedade”, diz a empresária. Gabriela também reforça a importância de abrir novos horizontes, no qual o local de origem não seja o definidor para onde os jovens possam chegar, mas, sim, suas escolhas e o seu compromisso em buscar oportunidades e enfrentar os desafios. 

Segundo o coordenador do CJ, Marcos Barreto, a ação mostra aos jovens a possibilidade de ascender na carreira profissional e pessoal mesmo diante das dificuldades impostas pela vida. “Com esse diálogo, muitos jovens se identificam com o começo do empresário, sem ajuda, sem apoio familiar, muitas vezes sem esperança. E é a determinação de querer ser algo mais que nos impulsiona a lutar dia a dia. Eles aprendem que é possível empreender, se profissionalizar, estudar e alcançar seus sonhos, que é muito desafiador, mas é possível”, afirma. 

Os encontros do Inspire um Jovem são uma iniciativa da IECAP – Agência de Transformação Social e compõem a dinâmica do Centro de Juventude na integração dos jovens no mercado de trabalho e empreendedorismo. Sob o comando da Secretaria da Família e da Juventude, os espaços se destinam à promoção de oficinas e cursos gratuitos para jovens de 15 a 29 anos voltados à capacitação profissional, cultural, artística e esportiva, além da oferta de atendimento psicossocial.