Se Liga na Cultura
O ‘Se Liga na Cultura’ é uma iniciativa realizada com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, e apoio do Ministério da Cultura, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, que visa oferecer oportunidade de acesso à cultura e promoção da cidadania a comunidades do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.
A cultura é uma importante ferramenta para formação cidadã, capaz de ampliar a compreensão sobre a comunidade local e a realidade que nos cerca, valorizando as particularidades culturais e respeitando a diversidade que nos compõe quanto sociedade. Nesse intuito, o ‘Se Liga na Cultura’ oferece oficinas e cursos gratuitos a pessoas a partir de 11 anos de idade, garantindo condições e oportunidade para o desenvolvimento de suas capacidades, habilidades pessoais, profissionais e sociais.
Mais do que formação de público cativo, o projeto se propõe a despertar novos talentos para valorização e mobilização do cenário artístico local, tornando-os protagonistas para ocupar os espaços de arte, cultura e lazer acessíveis à comunidade.
O projeto contribui também para geração de renda, abrindo as portas do empreendedorismo e possibilitando que participantes e suas famílias tenham acesso a técnicas e conhecimentos capazes de desenvolver autonomia socioeconômica.
São 3.500 beneficiários nas modalidades híbridas e online, com capacitação em oficinas de biojoias, teatro, fotografia e culinária sustentável, além dos cursos de trilhas de criatividade e builders: formação de liderança. As atividades são realizadas principalmente em escolas públicas, centros de atendimento à juventude e instituições parceiras.
- ODS 4 que propõe a garantia de acesso à educação inclusiva, equitativa e com qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e que, até 2030, haja aumento do número de adolescentes que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
- ODS 8 que reforça o direito ao emprego pleno e produtivo, e trabalho digno para todos, com promoção de políticas orientadas para o desenvolvimento que estimulem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo e economia solidária, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento dos micros, pequenas e médias empresas e cooperativas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros.
A inclusão se faz presente no ‘Se Liga na Cultura’. Com a destinação de 10% das vagas para pessoas com deficiência, as oficinas e os cursos são desenvolvidos com metodologias adaptadas à necessidade especial de aprendizagem do público-alvo. Iniciativa que contempla também as mostras e atividades culturais promovidas no âmbito do projeto.
Todas as oficinas foram desenvolvidas de modo a atender as necessidades especiais de aprendizagem de cada aluno, adaptadas também para pessoas com deficiência, atuando de forma a potencializar suas habilidades e criar um ambiente propício para o despertar da autonomia e criatividade.
No Distrito Federal, o projeto marcou presença em escolas públicas, Centros de Juventude de Ceilândia e da Estrutural, e em instituições parceiras (Casa Azul Felipe Augusto, Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias – Abrace, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais – CEEDV). Num esforço de alcançar uma comunidade nem sempre lembrada pela sociedade, o projeto também beneficiou mulheres do sistema prisional assistidas pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP), numa colaboração para levar cidadania e dignidade e promover reinserção social por meio da qualificação profissional e empreendedora.
Para as comunidades do Rio de Janeiro, o projeto chegou em Japeri, Mangaratiba e Paraty, atendendo também comunidades tradicionais caiçaras afastadas dos grandes centros urbanos e de políticas públicas culturais e de cidadania. Em São Paulo, desembarcamos na Cidade Tiradentes.
Pensar em sociobiodiversidade é necessário para construir caminhos que conciliem desenvolvimento social, econômico e sustentabilidade. Com a oficina de biojoias do ‘Se Liga na Cultura’ essa conexão é real. Todas as atividades utilizam matérias-primas sustentáveis, onde os alunos aprendem a confeccionar colares, pulseiras, anéis e brincos com recursos oriundos da natureza brasileira. Nossas sementes somam em beleza, cores e qualidade. Em sua maioria, elas são colhidas por comunidades indígenas da Região Nordeste, a exemplo de açaí, jarina, jupati, inajá, tentos, além de madrepérola e madeira, resultando em verdadeiras obras de arte.
Além da riqueza em produzir acessórios de moda com recursos típicos do Brasil, as biojoias também agregam uma oportunidade de geração de renda, potencializando o empreendedorismo, a independência socioeconômica e a economia criativa para o desenvolvimento de famílias e comunidades.
Uma boa foto domina as redes, incentiva, contagia! Pensando na capacitação profissional e nas vastas oportunidades presentes no mercado de trabalho, a oficina de fotografia do ‘Se Liga na Cultura’ desenvolve conhecimentos que integram desde técnicas, equipamentos e práticas de captação, como também habilidades de edição que fazem toda a diferença para alcançar resultados primorosos. A imersão no mundo da fotografia vai além de um simples ‘click’, ela sensibiliza e também permite conectar-se em autoconhecimento, identidade e autoconfiança.
Brigadeiro com casca de banana, é possível, sim! O aproveitamento integral dos alimentos está presente na oficina culinária sustentável do ‘Se Liga na Cultura’. A redução do desperdício de alimentos é uma necessidade em todo o mundo, por isso ensinamos como extrair o máximo do potencial culinário dos alimentos que usamos no dia a dia. As aulas, além de reforçarem a sustentabilidade, também contribuem para economia de renda familiar, permitindo que um único alimento se transforme em diversas receitas e possibilidades na cozinha.
Um dos objetivos da oficina também é oferecer capacitação para que famílias e comunidades tenham acesso a oportunidade de geração de renda, seja pela conquista de emprego no ramo gastronômico ou mesmo pela iniciativa empreendedora de abrir o próprio negócio.
Palco, plateia e muitos aplausos. A oficina de teatro do ‘Se Liga na Cultura’ revela talentos artísticos por onde passa. O principal objetivo é democratizar o acesso à cultura, formando plateia cativa e também novos artistas e coletivos para ocupação do cenário cultural em suas comunidades.
A oficina interage diretamente com capacidades que vão além da arte de encenar, preparando os participantes para habilidade de fala e posicionamento, enfrentamento à timidez, desenvoltura em público, autoconhecimento, autoconfiança, disciplina e respeito ao próximo.
Encontrar soluções criativas em meio às adversidades é uma habilidade essencial para vencer os desafios do dia a dia. Com uma aula dinâmica e interativa, buscamos despertar a mentalidade criativa de modo a contribuir com as mais diversas esferas – pessoal, social, acadêmica e profissional. Conheça nosso conteúdo programático:
- O Segredo da Mente Criativa
- Ignição Criativa; Mentalidade Criativa
- Módulo Criando Soluções Criativas
- Encontrando os recursos para a criatividade
- Multiplicando a ideia criativa
- Criando coragem para criar
- Desafio Conexão Criativa de 30 dias
- Cultura Digital Criativa (influencer digital).
Confira o conteúdo programático:
- Fundamentação e teoria da liderança
- As mulheres nos cargos de liderança
- Liderança no mundo digital
- Inteligência emocional
- Formação e gestão de equipes
- Motivação na liderança
- Liderar como propósito de vida
- Legado e sucessão.
- Fomento à cultura nacional
- Cursos, workshops, oficinas, apresentações, estágios e exposições
- Reflexão sobre a importância das artes e das culturas
- Promoção para preservação e uso sustentável do patrimônio cultural brasileiro
- Formação e capacitação de líderes
- Estímulo à expressão cultural regional das comunidades locais
- Incentivo à criatividade e ao empreendedorismo
- Incentivo ao desfrute e à produção de bens culturais
- Extensa programação cultural
- Divulgação ampla das atividades para incentivar maior participação da comunidade local
- Liderança e inovação
- Fomento à cidadania cultural, acessibilidade artística e diversidade
Para celebrar a cultura e dar protagonismo aos participantes do projeto, o ‘Se Liga na Cultura’ encerra sua jornada de transformação social com Mostras Culturais gratuitas para toda a comunidade no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. A iniciativa reúne a coletânea dos trabalhos-destaque desenvolvidos ao longo das oficinas de fotografia e de teatro em grandes entregas: exposição fotográfica, mostra gastronômica e espetáculo teatral.
No Distrito Federal, a comunidade acompanha um espetáculo escrito, encenado e produzido pelos jovens das oficinas de teatro em parceria com o coletivo Ceincena. Compõem também o evento a exposição fotográfica e a mostra gastronômica, de autoria dos participantes das oficinas de fotografia e culinária sustentável, respectivamente. No Rio e em São Paulo, o público tem a oportunidade de prestigiar uma verdadeira imersão cultural com a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos de fotografia e culinária sustentável, revelando a potência e a excelência das oficinas vivenciadas nas regiões.
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
São mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
Duração do projeto
12 meses
Locais de atendimento
Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.
Público-alvo:
pessoas a partir de 11 anos.
Principais segmentos
Principais segmentos: cultura, cidadania, inclusão social, acessibilidade, protagonismo juvenil, participação cidadã, empreendedorismo social, arte, qualificação profissional, geração de renda, sociobiodiversidade, sustentabilidad