Projeto Despertar

O PROJETO

O ‘Projeto Despertar: Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais e Metodologias de Educação Empreendedora para Adolescentes do Socioeducativo’ é uma iniciativa realizada pelo Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás em parceria com o Instituto IECAP e o Instituto de Cooperação para Estudos da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio do Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e visa implementar metodologias inovadoras para personalização das aprendizagens, desenvolvimento de competências socioemocionais e educação empreendedora no sistema socioeducativo do Distrito Federal e de Goiás. 

A proposta tem como público-alvo toda a rede que integra as políticas do socioeducativo, contemplando:  adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de semiliberdade e privação de liberdade e suas famílias, gestores e profissionais atuantes nos CASES, e também gestores das políticas públicas complementares, abrangendo educação, saúde, sistema de justiça e assistência social.  

ODS da ONU - Objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
LOCAIS DE ATUAÇÃO

O ‘Projeto Despertarvem atuar em apoio às políticas públicas do Distrito Federal e do Estado de Goiás, contribuindo para o fortalecimento da rede de atuação do sistema socioeducativo em colaboração com as demais políticas complementares, dentre elas, educação, saúde, sistema de justiça e assistência social. 

CICLOS

Esta etapa envolve a apresentação inicial do projeto e formação das equipes gestoras do socioeducativo e de políticas complementares para o desenvolvimento e implantação da metodologia proposta. 

Resultados:  

  • Levantamento dos principais stakeholders; 
  • Alinhamento metodológico; 
  • Criação do Comitê Gestor; 
  • Elaboração do Plano de itinerância empreendedora; 
  • Aperfeiçoamento do Planos Individuais de Atendimento (PIA) com incorporação do Plano de Itinerância; e 
  • Funcionamento da plataforma e sistema de acompanhamento pedagógico. 

Desenvolvimento das oficinas-piloto para os socioeducandos, com o objetivo de personalização das aprendizagens e desenvolvimento de competências socioemocionais e empreendedoras. Também integram as ações rodas terapêuticas, como acolhida, relatos de histórias de vida, crenças, valores, sonhos e mudança de mentalidade; e rodas de conversas, para identificação de inteligências múltiplas para o mundo do trabalho e elaboração do projeto de vida. 

Resultados: 

  • Implementação das metodologias inovadoras; 
  • Evolução e efetivação dos PIAs; e 
  • Elaboração dos Projetos de vida e Planos de negócios dos socioeducandos. 

Promoção de cursos de capacitação profissional aos socioeducandos em privação de liberdade. 

Resultados: 

  • Conclusão dos cursos profissionalizantes. 

Na primeira fase deste ciclo está a realização de encontros de famílias com rodas terapêuticas. No segundo momento, a realização de seminários comunitários para apresentação dos Planos de Negócios dos socioeducandos à comunidade e a parceiros investidores, a fim de estimular a ressocialização por meio da atividade laboral. Ainda, concessão de 200 bolsas de extensão no valor de R$400 cada para impulsionar, incentivar e auxiliar os socioeducandos em medida de internação na implementação dos Planos de Negócios. 

Resultados: 

  • Fortalecimento dos vínculos familiares; 
  • Elaboração do projeto de vida pelas famílias; 
  • Engajamento das famílias nos planos de negócios dos socioeducandos, principalmente no que diz respeito à empregabilidade e/ou empreendedorismo; 
  • Apresentação dos planos de negócios dos socioeducandos à comunidade e aos parceiros investidores; e 
  • Socioeducandos com atividades laborais na comunidade. 

Apresentação do estudo de impacto e divulgação dos principais resultados do projeto, a fim de subsidiar a elaboração de programas estaduais e nacionais no contexto socioeducativo. 

Resultados: 

  • Realização de seminários, estudo de impacto e lançamento de e-book com achados metodológicos e científicos. 
IMPACTO SOCIAL
MAIS INFORMAÇÕES

Duração do projeto

11 meses

Locais de Atuação

Distrito Federal e Goiás

Público-alvo:

adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de semiliberdade e privação de liberdade e suas famílias, gestores e profissionais do socioeducativo e de políticas complementares. 

Principais segmentos

Educação, direitos humanos, cidadania, inclusão social, ressocialização, protagonismo adolescente, participação cidadã, empreendedorismo social, qualificação profissional.