Projeto Despertar
O ‘Projeto Despertar: Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais e Metodologias de Educação Empreendedora para Adolescentes do Socioeducativo’ é uma iniciativa realizada pelo Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás em parceria com o Instituto IECAP e o Instituto de Cooperação para Estudos da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio do Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e visa implementar metodologias inovadoras para personalização das aprendizagens, desenvolvimento de competências socioemocionais e educação empreendedora no sistema socioeducativo do Distrito Federal e de Goiás.
A proposta tem como público-alvo toda a rede que integra as políticas do socioeducativo, contemplando: adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de semiliberdade e privação de liberdade e suas famílias, gestores e profissionais atuantes nos CASES, e também gestores das políticas públicas complementares, abrangendo educação, saúde, sistema de justiça e assistência social.
- ODS 4 que propõe a garantia de acesso à educação inclusiva, equitativa e com qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e que, até 2030, haja aumento do número de adolescentes que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
- ODS 8 que reforça o direito ao emprego pleno e produtivo, e trabalho digno para todos, com promoção de políticas orientadas para o desenvolvimento que estimulem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo e economia solidária, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento dos micros, pequenas e médias empresas e cooperativas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros.
- Capacitação das equipes multidisciplinares dos CASES;
- Capacitação dos gestores do socioeducativo e de políticas complementares (saúde, educação, sistema de justiça, assistência social);
- Estímulo aos socioeducandos para reconhecerem suas competências empreendedoras e melhoria das inteligências múltiplas;
- Desenvolvimento pleno para cidadania e mundo do trabalho;
- Aprimoramento da oferta de formação profissional e qualificação;
- Fortalecimento do vínculo familiar;
- Estruturação de Projetos de Vida junto às famílias;
- Avaliação de impacto para subsidiar políticas públicas no contexto socioeducativo.
O ‘Projeto Despertar’ vem atuar em apoio às políticas públicas do Distrito Federal e do Estado de Goiás, contribuindo para o fortalecimento da rede de atuação do sistema socioeducativo em colaboração com as demais políticas complementares, dentre elas, educação, saúde, sistema de justiça e assistência social.
Esta etapa envolve a apresentação inicial do projeto e formação das equipes gestoras do socioeducativo e de políticas complementares para o desenvolvimento e implantação da metodologia proposta.
Resultados:
- Levantamento dos principais stakeholders;
- Alinhamento metodológico;
- Criação do Comitê Gestor;
- Elaboração do Plano de itinerância empreendedora;
- Aperfeiçoamento do Planos Individuais de Atendimento (PIA) com incorporação do Plano de Itinerância; e
- Funcionamento da plataforma e sistema de acompanhamento pedagógico.
Desenvolvimento das oficinas-piloto para os socioeducandos, com o objetivo de personalização das aprendizagens e desenvolvimento de competências socioemocionais e empreendedoras. Também integram as ações rodas terapêuticas, como acolhida, relatos de histórias de vida, crenças, valores, sonhos e mudança de mentalidade; e rodas de conversas, para identificação de inteligências múltiplas para o mundo do trabalho e elaboração do projeto de vida.
Resultados:
- Implementação das metodologias inovadoras;
- Evolução e efetivação dos PIAs; e
- Elaboração dos Projetos de vida e Planos de negócios dos socioeducandos.
Promoção de cursos de capacitação profissional aos socioeducandos em privação de liberdade.
Resultados:
- Conclusão dos cursos profissionalizantes.
Na primeira fase deste ciclo está a realização de encontros de famílias com rodas terapêuticas. No segundo momento, a realização de seminários comunitários para apresentação dos Planos de Negócios dos socioeducandos à comunidade e a parceiros investidores, a fim de estimular a ressocialização por meio da atividade laboral. Ainda, concessão de 200 bolsas de extensão no valor de R$400 cada para impulsionar, incentivar e auxiliar os socioeducandos em medida de internação na implementação dos Planos de Negócios.
Resultados:
- Fortalecimento dos vínculos familiares;
- Elaboração do projeto de vida pelas famílias;
- Engajamento das famílias nos planos de negócios dos socioeducandos, principalmente no que diz respeito à empregabilidade e/ou empreendedorismo;
- Apresentação dos planos de negócios dos socioeducandos à comunidade e aos parceiros investidores; e
- Socioeducandos com atividades laborais na comunidade.
Apresentação do estudo de impacto e divulgação dos principais resultados do projeto, a fim de subsidiar a elaboração de programas estaduais e nacionais no contexto socioeducativo.
Resultados:
- Realização de seminários, estudo de impacto e lançamento de e-book com achados metodológicos e científicos.
- Educação
- Ressocialização
- Garantia de Direitos Humanos
- Promoção da cidadania
- Inclusão e acessibilidade
- Capacitação profissional
- Fortalecimento do vínculo familiar
- Desenvolvimento de autonomia e autoconfiança
- Empreendedorismo social e geração de renda
- Economia criativa
- Protagonismo do socioeducando
Duração do projeto
11 meses
Locais de Atuação
Distrito Federal e Goiás
Público-alvo:
adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de semiliberdade e privação de liberdade e suas famílias, gestores e profissionais do socioeducativo e de políticas complementares.
Principais segmentos
Educação, direitos humanos, cidadania, inclusão social, ressocialização, protagonismo adolescente, participação cidadã, empreendedorismo social, qualificação profissional.