Vila da Juventude: evento encerra projeto social envolvendo cultura

Cerca de 1,2 mil adolescentes e jovens do Distrito Federal participaram do projeto Se Liga, Juventude!, promovido pela Iecap – Agência de Transformação Social, envolvendo criatividade, cultura, teatro e fotografia ao longo deste ano. A ação será concluída nesta quinta-feira (17/11), com um evento aberto ao público, no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga Norte.

No evento, poderá ser contemplado o talento e a colaboração dos jovens na exposição fotográfica Olhares da Vila, com curadoria do repórter fotográfico Celso Junior e produção executiva e direção editorial de Ian Nogueira, e na peça teatral Equalliz, Um Eco de Integridade, com direção de Dill Diaz.

A exposição reúne obras produzidas por 79 jovens e adolescentes ao longo do projeto. Partindo do estudo técnico e histórico da fotografia, assim como da reflexão sobre a função social de sua prática, os expositores propõem um diálogo, através de suas produções, sobre a sua formação identitária, segundo a sua faixa etária, os seus dilemas e os seus desafios.

Já o espetáculo teatral, que conta com a atuação de 44 jovens, propõe um diálogo entre a ficção e a realidade. Enquanto um grupo de jovens artistas tem a missão de explorar sua criatividade e buscar um enredo autoral, três personagens embarcam na fantástica jornada de restabelecer o equilíbrio num lugar utópico e cheio de mistérios.

Panfleto colorido do projeto Se Liga Juventude - Metrópoles
Se Liga Juventude!

“O Se Liga Juventude tem como tema a integridade ativada em três reflexões-chave: ‘Como eu me vejo’, ‘Eu com o outro’ e ‘Eu no mundo’. Nele, a prioridade está no reconhecimento das capacidades do jovem, no resgate, construção ou fortalecimento de sua autoestima, tendo como meio a criatividade, a produção artística, a valorização das referências culturais, incluindo aquelas da comunidade a que ele pertence. Ao mesmo tempo em que a dinâmica convida à colaboração, estimula o protagonismo que cada um deve ter em relação à própria vida”, afirma Renata Oliveira, diretora-presidente da IECAP.

Vila da Juventude – Exposição Olhares da Vila e espetáculo Equalliz, Um Eco de Integridade
Nesta quinta-feira (17/11), no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga Norte. A 1ª sessão do espetáculo  começa às 15h e a 2ª às 20h. A exposição fica disponível para visita das 14h às 21h. Entrada franca.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles e siga a editoria no Instagram.

Veja mais...