Fazer o bem faz bem: veja os benefícios de ser voluntário!

Fazer o bem faz bem: veja os benefícios de ser voluntário!

Celebrando o Dia Nacional do Voluntariado, veja como movimentar um ciclo de boas ações

Há 36 anos celebramos em 2 de agosto o Dia Nacional do Voluntariado, que foi instituído pela Lei de Nº 7.352. Não é de agora, mas essa data tem profunda importância para reconhecer e destacar o trabalho de pessoas impulsionadas por fazer o bem e serem solidárias, que disponibilizam seu tempo, de maneira altruísta e não remunerada, para causas coletivas, sociais e comunitárias.

A pandemia da covid-19 nos despertou ainda mais para olharmos para o próximo e nos solidarizarmos com a dor do outro. Mesmo com distanciamento social, uma das medidas adotadas para conter o contágio da doença, o trabalho voluntário se reinventou e seguiu reunindo pessoas em prol de causas importantes, promovendo o fortalecimento de redes e conectando pessoas que compartilhavam do mesmo sentimento humanitário.

Por isso reconhecemos a importância dessa data e agradecemos a todos que se disponibilizam de corpo e de coração para que juntos possamos alcançar e atender ainda mais pessoas e causas importantes. Os benefícios de fazer o bem são inúmeros! Com boas ações trabalhamos a autoestima, a confiança, o bem-estar coletivo, fortalecemos nossos propósitos e motivamos a transformação social, melhoramos o ambiente familiar e profissional, combatemos o estresse, aprendemos com diferentes experiências de vida e o melhor: podemos ensinar e transmitir esse fazer.

Mas como começar? Voluntários afirmam que basta dar o primeiro passo. É preciso se dedicar e escolher com atenção o que deseja realizar e não se esquecer que sempre existe algo a oferecer e a doar. Procure por programas, ações e projetos que se relacionem com o que você pode oferecer. E temos outra dica: um olhar atento à sua volta pode te fazer despertar para necessidades que antes passavam desapercebidas. Perto ou longe, fazer o bem não tem hora nem lugar! Ele pode ser feito em todo lugar e em todo momento.

Faça parte de um ciclo de boas ações e seja voluntário: inspire a transformação! Acredite e se mova com o espírito do voluntariado.