Centro de Juventude do DF tem programação especial em celebração do Dia Internacional da Mulher

A programação será virtual e acontecerá entre os dias 8 e 11/03

O Dia Internacional da Mulher é lembrando e celebrado historicamente há mais de 100 anos em prol da luta e conquista de equidade de direitos às mulheres. A data de 8 de março ficou marcada como um momento de mobilização não só por direitos, mas pela conscientização sobre violências sofridas e por melhores condições de trabalho e melhor qualidade de vida. Demais temas também são destaque na ocasião e evidenciam o papel das mulheres na sociedade e a importância da atenção à saúde  física, mental  e emocional, assim como práticas de autocuidado.

Este ano o Centro de Juventude do Distrito Federal celebrará a importante data com uma programação especial: a Semana da Mulher do CJ. A ação foi desenhada com a equipe psicossocial do projeto, Andreia Arruda, psicóloga, e Eliane Salzano, assistente social, e trará convidadas para conduzirem as atividades que acontecerão entre os dias 8 e 11 de março.

A abertura da semana será com a fisioterapeuta Núbia Magalhães promovendo o workshop “Automassagem: toque consciente para o autocuidado”, que trará alternativas viáveis de relaxamento durante o afastamento social, reinício da rotina acadêmica e da jornada intensa das jovens na busca de suas metas e sonhos. Um momento especial para favorecer o autocuidado e a consciência corporal pessoal.

O segundo encontro será a roda de conversa “Enfrentamento a violência contra meninas e mulheres”, realizada em parceria com a Associação das Soroptimistas do DF, com a fala de Ana Cristina Melo Santiago, delegada por 25 anos e que esteve à frente na gestão da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher do Distrito Federal – DEAM em 2013. E fecharemos a programação com o workshop “Mulheres Cíclicas”, com Talissa Magalhães, estudante de psicologia e produtora de conteúdo na temática do autoconhecimento feminino em uma perspectiva arquetípica e social. Atividade será de reflexão e prática sobre a consciência de fatores que regem o ciclo mensal feminino por meio da construção de ferramenta individual que auxilie o processo de autoconhecimento das jovens.

Toda programação é destinada ao amplo público, gratuitas e será realizada virtualmente pela plataforma Zoom. Os links de acesso aos encontros serão disponibilizados nas redes sociais da Secretaria de Juventude do DF e do IECAP – Agência de Transformação Social. Durante a realização dos encontros serão sorteados brindes doados por parceiros para os participantes das atividades.

Desde 2017, o Centro de Juventude do DF, em parceria com o IECAP, atendeu mais de 5000 jovens mulheres com ações de capacitação profissional, de inclusão social, digital e cultural e acompanhamento psicossocial, compreendendo que cuidar de juventude é uma responsabilidade social na busca por igualdade de oportunidades, no acesso a políticas públicas e na preparação para um futuro melhor.

Como atuam os Centros de Juventude?

As ações desenvolvidas no âmbito dos Centros de Juventude priorizam o acesso de jovens de famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal e aqueles em situação de vulnerabilidade ou risco social, contemplando as minorias, pessoas com deficiência, garantindo condições de acessibilidade e acolhimento a todos os tipos de perfis dentro da faixa etária atendida. Os Centros de Juventude são equipamentos públicos constituídos pela Lei nº 5.142, de 31/07/2013, que institui a Política Distrital de Atenção ao Jovem – PDAJ, regulamentada pelo Decreto nº 35.172, de 14/02/2014, e atualmente executados pela Secretaria de Juventude do DF em parceria com o IECAP – Agência de Transformação Social

SERVIÇO

Semana da Mulher do Centro de Juventude do DF

Entre 08/03 e 11/03

Programação: Workshop “Automassagem: toque consciente para o autocuidado” (08/03, às 16h), Roda de Conversa “Enfrentamento a violência contra meninas e mulheres” (09/03, às 16h), Workshop “Mulheres Cíclicas” (11/03, às 19h30)

Plataformas: Ao vivo no Zoom e no Youtube

Atividades gratuitas oferecidas pela Secretaria de Juventude do Distrito Federal em parceria com o IECAP – Agência de Transformação Social