CASULO reúne 4 mostras virtuais de teatro no Centro de Juventude do DF

A semana cultural conta com a participação de 51 jovens e realizará bate-papos após as exibições CASULO é uma semana cultural criada para apresentar o processo de evolução dos jovens que participam das oficinas de teatro dos Centros de Juventude do DF.

Construindo um ambiente sensível e de proteção, a Casulo foi pensada com muito carinho e sentimento de acolhimento para que os alunos pudessem amadurecer seus aprendizados e que, reconhecendo esse período de desenvolvimento, no futuro, eles possam voar alto.

Idealizada e organizada pelo professor Adilson Diaz junto aos jovens e à Coordenação do CJ, a Semana Cultural é uma vitrine para que os jovens participantes mostrem seus trabalhos e coloquem em prática as atividades elaboradas em sala durante os módulos.

Reunindo 51 alunos dos quatro módulos da oficina de teatro oferecida nos Centros, a cada ciclo, os jovens participantes elaboram seus projetos de conclusão da oficina.

O resultado desse processo se dará em exibições virtuais dos trabalhos que serão transmitidas no canal do IECAP no Youtube nos dias 14, 16 e 18 de dezembro, sempre às 15h – com exceção do último trabalho que será exibido as 20h, também no dia 18.

Os processos mergulharam em caminhos distintos e atento as etapas de cada módulo. Nesse sentido cada núcleo percorreu jornadas equivalentes com as atividades.

O Módulo I estudou a obra “Sonho de Uma Noite de Verão” de William Shakespeare, cada aluno teve a autonomia de escolher a cena que mais gostou da peça e a partir desse ponto, elaborar seu vídeo, o resultado final foi o projeto –Fragmentos de Shakespeare.

No processo do Módulo II, seguimos a linha adotada na primeira edição da Mostra Interna de Monólogos, em que o repertório de obras e autores foi mais abrangente ao investigar peças nacionais e internacionais para então estudar os monólogos e projetar a cena a partir do espaço doméstico.

Dentro no Módulo III o percurso adotado foi a criação de um roteiro original que tivesse obrigatoriamente a elaboração de 15 personagens envolvidos na mesma narrativa, como um projeto voltado para o cinema. Por meio de pesquisa sobre filmes que tivessem a mesma estrutura, o episódio piloto recebeu o título de “Gênesis”.
Por fim, o Módulo IV, CeinCena, mergulhou em obras pré-selecionadas como um pontapé provocador. Após debates e estudos, foi definida a temática e a partir desse ponto cada integrante voltou seu olhar para seu cotidiano e trouxe seu material, em vídeo, para dialogar e tecer o projeto final, nomeado de “Manifesto”.

“Chegar aqui só foi possível porque sempre contamos com um time que não deixou a energia cair. Casulo sintetiza o poder da nossa conexão, acreditamos que a nossa conexão foi e é fundamental para vencermos esse ano. Acreditamos que não há resultado sem trajetória, e que as conquistas só são gratificantes se tivermos com quem partilhar. O coletivo começa a se construir quando compreendemos nosso protagonismo na sociedade. O maior desejo com a CASULO é fechar 2020 com muito amor, arte e mostrar que, mesmo com muitas adaptações e desafios, nada será mais forte que a vontade de continuar”, compartilhou o professor Adilson.

Vale lembrar que mesmo durante a pandemia os CJ´s não pararam suas atividades. Respeitando e acolhendo todas as medidas de segurança previstas, e graças à uma equipe muita dedicada e absolutamente comprometida com os jovens assistidos dentro dos CJs, as aulas foram adequadas para modalidade online e uma série de programas, rodas de conversa, lives, dentre outras atividades passaram a integrar a rotina de professores e alunos.

Durante esse período, alguns encontros pontuais ocorreram dentro dos Centros de Juventude para entrega de certificados dos cursos e oficinas. Respeitando as medidas de segurança, o secretário de juventude, Kedson Rocha e o Vice Presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso, estiveram presentes nesses momentos para prestigiar os alunos e a equipe dos CJ´s.

“2020 foi um ano muito desafiador para todos nós. Assumimos a SEJUV pouco antes da primeira MIM dos CJ´s (Mostra Interna de Monólogos dos Centros de Juventude) e confesso que ver o talento e dedicação desses jovens é uma verdadeira injeção de ânimo para gente continuar trabalhando em prol da juventude do Distrito Federal. Nos deparamos com verdadeiros talentos e uma sensibilidade tremenda por parte dos alunos e do professor Adilson. Tenho certeza que com a CASULO não será diferente e mais uma vez reforço o compromisso da SEJUV em promover dignidade e espaço de fala para os jovens do Distrito Federal,” declara Kedson Rocha, Secretário de Juventude do Distrito Federal.

Serviço: CASULO – Semana Cultural do CJ
Data: 14, 16 e 18/12
Horário: 15 horas (exibições do dia 18 às 15h e às 20h)
Evento online no Youtube

Link de acesso: https://bit.ly/2LriWsO

Bate-papo no zoom após as exibições: https://us02web.zoom.us/j/89519922478

Programa:
1)Mostra Fragmentos de Shakespeare – Sonho de uma Noite de Verão – 14/12 – 15 horas.
2)MIM II – Mostra Interna de Monólogos – 16/12 – 15 horas.
3)Mostra GENESIS – 16/12 – 15 horas.
4)Mostra MANIFESTO – 16/12 – 20 horas.

Veja mais...