O Projeto

Executado por meio de chamamento de FAPDF, Edital 04/2019, para desenvolvimento de protótipos de escolas inovadoras para serem replicadas na Secretaria de Educação do Distrito Federa, o Aprender Comunidade é uma estratégia inovadora de gestão escolar com foco na aprendizagem e no protagonismo estudantil que visa, por meio da participação comunitária, transformar a escola em um território de aprendizagem comunitária onde se podem adquirir as ferramentas que possibilitam a transformação social, o aumento da escolaridade formal e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e colaborativas.

O projeto possui forte ação no chamamento de voluntários colaboradores dispostos a investir seu tempo na transformação social de populações vulneráveis.

Disponibilizando uma equipe multidisciplinar com especialistas em inovação educacional, pedagogo, psicólogo, assistente sociais, o Aprender Comunidade atua juntamente os professores, os gestores escolares, os estudantes, as famílias, os voluntários e a comunidade local para reorganização da teoria e da prática administrativa da escola. Assim desenvolve espaços de participação comunitária em atividades de ensino, gestão e aprendizagem. Um dos objetivos é que a escola se transforme em um território de múltiplas aprendizagens e se torne fonte de transformação social.

Pilares e impacto

São 7 Princípios Norteadores da filosofia da nova escola e 7 Atuações de Êxito que devem ser implementados em duas ações:

(1) Apresentação da Aprendizagem Dialógica e das Atuações de Êxito como estratégia geradora de soluções que dotem a comunidade escolar de autonomia, de responsabilidade e de solidariedade para enfrentar problemas atuais e futuros; e

(2) Cocriação de uma proposta de melhoria dos índices de aprendizagem que tenha embasamento na Aprendizagem Dialógica e nas Atuações de Êxito, reunindo os esforços da comunidade, da SEEDF e da equipe do Projeto no desenvolvimento de soluções inovadoras que resolvam problemas atuais, além de identificar e resolver problemas futuros.

Indicadores monitorados

Aumento da aprendizagem formal e da participação comunitária nos processos gestores da escola possibilitanto a criação de um território de aprendizagem com força para executar transformações sociais na comunidade.

Mais informações

Nome do projeto: Aprender Comunidade

Início da execução: outubro de 2021

Duração: 18 Meses

Público-alvo: Estudantes de Ensino Fundamental de Escolas Públicas com Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse) mais baixo, baixo ou médio-baixo

Principais segmentos: Metodologias Ativas de Aprendizagem, aprendizagem significativa, competências para o século XXI, competências socioemocionais, transformação social e econômica tendo como instrumento a escola.

Unidade escolar atendida: Centro de Ensino Fundamental 5 de Taguatinga

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