Aprender Comunidade promove inclusão social na escola

Projeto leva artistas deficientes para celebração do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

A comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental 5 de Taguatinga recebeu apresentações culturais inclusivas em comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. De iniciativa do projeto Aprender Comunidade, a ação contou com a parceria dos grupos Movimento Luz – Inclusão Social para Deficientes e Capoeira Sol Nascente.

Por meio de histórias de vida e superação, apresentação de dança e roda de capoeira, estudantes e professores vivenciaram o rico aprendizado de valorização das diferenças e respeito ao próximo. Para Neta Fernandes, presidente do Movimento Luz e cadeirante há 51 anos, a atuação foi essencial para conscientização de crianças e adolescentes sobre diversidade e inclusão sociais. “Hoje, infelizmente, nossos jovens não enxergam quem está ao seu lado, não se preocupam com o próximo. Esperamos ter feito a diferença para cada um que nos acompanhou hoje”, afirma. Ela defende que este tema seja abordado de forma constantemente na sociedade, sobretudo no ambiente escolar.

Em um mix de cultura negra e inclusão de deficientes, o projeto Capoeira Sol Nascente fortalece a importância do debate inclusivo nas escolas. Segundo o mestrando Renato, mais conhecido como Vagalume, transmitir cultura e valores aos estudantes da rede pública é uma grande missão. “É muito gratificante levar às escolas um pouco mais da cultura negra inclusiva. Além de ser um item do vestibular ou do Enem, a história do povo negro é patrimônio material e imaterial da humanidade, merecendo todo o respeito e relevância que merece, ainda mais quando aliada à inclusão social”, ressalta.

Ambos os grupos receberam Certificado de Parceria pela presença no evento. Que venham mais momentos assim!