Alunos do CEF 05 visitam Boca da Mata

Projeto reforça a importância da preservação do Cerrado e do Parque Ecológico de Taguatinga

A semana do meio ambiente marca ações de conscientização ambiental no Centro de Ensino Fundamental 05 de Taguatinga. Nesta terça (31), alunos dos 8º e 9º anos visitaram o Parque Ecológico Boca da Mata, em Taguatinga.

Com a proposta “Belezas do Cerrado”, o professor de Geografia, Mattheus Ribeiro, realizou a excursão ambiental para incentivar boas práticas de proteção e conservação ambiental junto aos estudantes. Sob o olhar dos alunos, registros fotográficos do passeio serão expostos na Feira de Ciências do CEF 05 de Taguatinga, com a temática Meio Ambiente e Sustentabilidade, no dia 1º de julho.

A ação contou com a apoio dos projetos Aprender Comunidade e Se Liga Juventude, que integram ao CEF 05 de Taguatinga aulas de fotografia para os alunos do ensino integral. Com o treinamento do prof. Ian Nogueira, os estudantes aproveitaram a saída de campo para captar de modo único e pessoal a natureza da Boca da Mata.

Para Lelton Melo, professor de geografia, o contato com o parque ecológico mostra aos estudantes que a natureza está ao redor da escola. “Uma parte importante no ensino é a contextualização, o senso de pertencimento. Com a trilha ecológica, os alunos se sentem parte e conseguem ver de perto os impactos ambientais e refletir sobre suas ações no meio ambiente”, afirma.

A expedição é uma parceria da escola pública com o Aprender Comunidade, o Instituto Federal de Brasília Campus de Samambaia, com a Profª Drª Andreia França, e o Coletivo Boca da Mata. A próxima saída pedagógica está marcada para a próxima terça-feira (7), com as turmas dos 6º e 7º anos.

Estiveram presentes na expedição Boca da Mata: Eduardo, coordenador de ensino do CEF 05 Taguatinga, os professores Mattheus Ribeiro (geografia), Lelton Melo (geografia), Ian Nogueira (fotografia do Se Liga Juventude), Leanna Abdon, monitora de fotografia, e Regina Araújo, coordenadora de mobilização do Aprender Comunidade e Breno Vidany, ambientalista cerratense e integrante do Coletivo Boca da Mata.

@coletivo_bocadamata

@ifbrasilia

@ifbcampussamambaia

@educadf

pt_BR