Projeto cultural faz sucesso com o público jovem do DF

Tem um projeto cultural fazendo um importante e belo trabalho junto ao público jovem do Distrito Federal. Trata-se do Se Liga, Juventude!, idealizado pela Agência de Transformação IECAP. Nesta quinta-feira (6/10), o consagrado fotógrafo Celso Junior estará em Ceilândia, no Centro de Juventude, participando de oficina de fotografia no âmbito do projeto.

Se Liga, Juventude! oferece várias atividades a jovens entre 13 e 29 anos, apostando na evolução profissional e pessoal, valorização da identidade e autoestima através das artes, do convívio cultural e de diálogos psicossociais. É nesse contexto que o fotógrafo dará a sua contribuição.

“Tenho um prazer enorme em participar e colaborar com projetos de cunho social como este. Contarei um pouco da minha trajetória na fotografia, e espero levar, de alguma maneira, inspirações para esses jovens”, declara Celso.

A diretora-presidente do IECAP, Renata Oliveira, reforça que “ter um convidado especial como o Celso Junior fortalece a esperança dos adolescentes e jovens do projeto. É munir essa juventude com ferramentas de resiliência e uma história de inspiração como a do Celso traz aos meninos uma força imensa de ir mais longe em busca de seus sonhos”.

O profissional abordará sua trajetória no mundo da fotografia e falará também sobre o processo criativo, revelando aos jovens um pouco do seu olhar dessa arte tão encantadora. O encontro, sob a coordenação do instrutor Ian Nogueira e da monitora Leanna Abdon, contará com a participação de cerca de 50 alunos da escola, chegando também ao público de interesse através de transmissão via plataforma digital.

Além de proferir a palestra, Celso atuará como curador da exposição que compõe a Vila da Juventude, grande evento de fechamento da ação, marcado para 16 e 17 de novembro no SESC Taguatinga.

Ganhador de 16 prêmios de jornalismo, entre eles o Esso e o Vladimir Herzog, Celso Junior roda o mundo registrando ensaios memoráveis, sobretudo de casamentos. Ele também está à frente da galeria Celso Junior, no Lago Sul, onde expõe suas obras que retratam Brasília com um olhar único em fine art. Com uma carreira tão consolidada ao longo de mais de 20 anos de atuação, o profissional ainda é reconhecido por trabalhos em defesa da infância e juventude, motivo de convergência e colaboração com a IECAP.

Projeto em alta

Iniciado em abril de 2022, o Se Liga, Juventude! se encontra na reta final com a realização do último ciclo de oficinas de fotografia e teatro, intervenções cênicas nas escolas que receberam o projeto, passeios fotográficos, ida ao teatro, visita guiada ao Congresso Nacional e palestras, como a oferecida por Celso.

Participam da iniciativa as instituições CEF 35, CEM 2 de Ceilândia, o CEF 5 de Taguatinga, o CED 1 da Estrutural e os Centros de Juventude na Estrutural e na Ceilândia, envolvendo 1200 jovens em atividades presenciais e 700 no ambiente on-line.

Sobre o encerramento, a Vila da Juventude será uma celebração cultural, social e cidadã.  “Temos muito a comemorar. Os jovens se jogaram nesse aprendizado em busca de conhecimento, oportunidade e desenvolvimento pessoal e profissional. A construção de um mundo melhor é coletiva e passa pela responsabilidade social”, afirma Renata.

Se Liga, Juventude! é viabilizado por leis de incentivo fiscal e pelo Grupo Santa e do Modalmais, plataforma de investimentos do Banco Modal.

Serviço:

Se liga, Juventude!

Palestra com o fotógrafo Celso Júnior

06 de outubro de 2022

Das 10h às 12h

Centro de Juventude de Ceilândia

ZecaBlog: Projeto cultural faz sucesso com o público jovem do DF (zecabarroso.blogspot.com)

Veja mais...