Warning: Undefined array key "options" in /home/juniorsa/domains/iecap.org.br/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 124

Peça DesdeSempre acende alerta sobre o feminicídio no DF 

Com apoio da IECAP Agência de Transformação Social, da Secretaria da Família e Juventude do DF e do Centro de Juventude, jovens artistas evidenciam na peça DesdeSempre uma releitura de alerta sobre a realidade da violência contra as mulheres.

Foto: Ian Nogueira 

A obra clássica Otelo, de Willian Shakespeare, ganha um novo olhar pela juventude de Brasília. Com apoio da IECAP Agência de Transformação Social, da Secretaria da Família e Juventude do DF e do Centro de Juventude, jovens artistas evidenciam na peça DesdeSempre uma releitura de alerta sobre a realidade da violência contra as mulheres.  

Diante da crescente dos casos de feminicídios no DF, que superaram, de janeiro a junho deste ano, o total de crimes registrados em todo o ano de 2022, o espetáculo provoca o debate urgente e necessário junto à sociedade. “Seria mais fácil interpretar uma história de princesas, mas o feminicídio está presente no nosso dia a dia, é algo que dói e dilacera. São notícias e matérias estampadas a todo o instante nas telas e queremos gritar, espernear. A nossa peça é um pedido de socorro”, relata Karla Marques (17), que realiza seu primeiro espetáculo.  

O enredo de DesdeSempre nasceu com o estudo dos jovens artistas após a leitura do Ato V, Cena II da obra Otelo, em que duas mulheres são assassinadas pelos seus maridos. Segundo o diretor Dill Diaz, “Nós sabemos que Shakespeare não estava falando sobre as mulheres quando escreveu Otelo, mas nós sim. Esse trabalho realizado pelos jovens é a soma de vozes que clamam por mudanças e que evidenciam as diversas violências que acometem os corpos femininos”, afirma.  

O grupo reúne 45 artistas do Centro de Juventude, jovens dos módulos I e II da oficina de teatro, que buscam espaço na cultural da cidade para debater temas urgentes do dia a dia. Para Juliana Neiva (20), que também realiza seu debute nos palcos, “Trazer esse assunto para a arte é um ato político porque a arte também tem esse papel. Hoje, como coletivo artístico periférico, entendemos que nossa arte é a forma que encontramos de gerar visibilidade para casos de feminicídio e dar voz aos gritos sufocados”.  

O incentivo à cultura como espaço de expressão é promovido diariamente no Centro de Juventude. Segundo Rodrigo Delmasso, Secretário da Família e Juventude do DF, “resgatar os jovens por meio da arte é dar a eles abertura para expressar suas preocupações e realidades como ferramentas não apenas para compreender o contexto local, mas, sobretudo, para buscar soluções e alternativas e o GDF está empenhado em promover cada vez mais espaço aos jovens nesse sentido”.  

O preparo e ensaio dos jovens artistas contou com a participação especial de profissionais do setor cultural local, dentre eles Marcelo Lucchesi, Lacerda Rodrigues, Manu Maia e Doug Zanon. A peça se apresenta no estilo teatro-palestra em uma mescla de cenas ficcionais, relatos pessoais e trechos da obra de Shakespeare e estará em cartaz no Teatro Sesc Silvio Barbato, no Setor Comercial Sul, nos dias 7 e 8 de julho às 20h, e no dia 9 de julho às 19h. A entrada é gratuita e pode ser adquirida online pelo link https://www.sympla.com.br/evento/desdesempre/2053104 ou presencialmente na entrada do evento, a depender da lotação.  

Serviço – DesdeSempre Dias: 07 e 08 de Julho às 20h / 09 de Julho às 19h Local: Teatro Sesc Silvio Barbato, Ed. Presidente Dutra. Setor Comercial Sul – Quadra 2 Ingressos gratuitos https://www.sympla.com.br/evento/desdesempre/2053104  

Ficha técnica  

Elenco:  

Alice Morez / Anna Carol / Ângela Mendes / Ana Beatriz Holanda / Ayla Martins / Beca Alves / Clara Luz / Catarina Yoko / Daphiny Luísa / Davi Batista / Duda Goodman / Éden Luz / Ed Aguiar / Emi Pessato / Felipe Fontinelle / Gabrielly Batista / Gabi Luz / Haru Yokoyama / Henry King / Jean Grey / João Almeida / João Pedro Souza / João Vitor Braga / John Rezende / Juliana Neiva / Karla Marques / Ketlyn Gonçalves / Larissa Jennifer / Lau Santana / Louyze Pessato / Lorena Santi / Lucas Vital / Lunna Stela / Malu Guimarães / Mayra Silva / Matheus Gabriel / Naya Ferrer / Nanda Queiroz / Nathália Gabriela / Quézia Freire / Raquel Adla / Silas Lucas / Slanvy Fox / Thaynara Oliveira / Verônica Motta  

Direção Geral: Dill Diaz  

Assistente de Direção: Marcelo Lucchesi  

Iluminador: Lacerda Rodrigues e Manu Maia  

Designer gráfico: Doug Zanon  

Dramaturgia: O Grupo  

Apoio: Sesc Cultura  

Realização: IECAP Agência de Transformação Social, Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal e Centro de Juventude  

Matéria publicada em diversos veículos de comunicação. Confira! 

Deu Bom Brasília, disponível em 30/06/2023.
https://www.deubombrasilia.com.br/post/pe%C3%A7a-desdesempre-acende-alerta-sobre-o-feminic%C3%ADdio-no-df

Times Brasília, disponível em 29/06/2023.
https://timesbrasilia.com.br/cultura/peca-desdesempre-acende-alerta-sobre-o-feminicidio-no-df/

Brasília in Foco News, disponível em 29/06/2023.
https://brasiliainfoconews.com.br/peca-desdesempre-acende-alerta-sobre-o-feminicidio-no-df/

Alô Brasília, edição impressa Ano 16 n° 3701, caderno Vida&Lazer, página 08.
https://juventude.df.gov.br/desdesempre-acende-alerta-sobre-o-feminicidio-no-df/

Secretaria da Família e Juventude do DF, 30/06/2023.
https://www.sefam.df.gov.br/desdesempre-acende-alerta-sobre-o-feminicidio-no-df/
https://juventude.df.gov.br/desdesempre-acende-alerta-sobre-o-feminicidio-no-df/

Brasília Agora, edição impressa Ano 21 n° 1937, caderno Cultura, página 07.

Veja mais...