Os Centros de Juventude do Distrito Federal retomaram suas atividades no início de janeiro

Os Centros de Juventude do Distrito Federal retomaram suas atividades no início de janeiro e desde então, os alunos das Oficinas de Teatro têm experimentado muito mais do que aulas, com uma rotina intensa, repleta de trocas e oportunidades de aprofundamento para os jovens.

Os alunos do módulo V (CeinCena) participaram de um ciclo de palestras voltados para Performance no universo das Artes Visuais, ministrado pela professora da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM) e performer Marcela Campos.

Já os alunos do Módulo IV (Gênesis) tiveram a oportunidade de conversar com três profissionais do Audiovisual, Emanuel Lavor (Brasília), Marcelo Pelucio (Brasília) e Vitor Cassini (Rio de Janeiro), que com muita bagagem em direção e roteirização dividiram com os jovens suas percepções e olhares para que eles pudessem dar continuidade ao segundo episódio de Gênesis, apresentado na Casulo no final de 2020.

Paralelamente a todas essas atividades, 5 workshops com profissionais de diversas áreas do meio artístico aconteceram e estão acontecendo nos Centros de Juventude.

O ator Tiago Marques do Rio de Janeiro falou de sua trajetória no teatro, cinema e televisão com o Workshop – Atuação, Autoprodução Artística e Trajetória profissional. Na sequência o Workshop – A Primeira Estória, voltada para roteiristas iniciantes e conduzido mais uma vez por Emanuel Lavor, que é diretor, ator e roteirista de cinema e teatro, graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Brasília – UnB e que se prepara para uma temporada em Cuba para realizar seu mestrado.

No último final de semana, teve início a Oficina Olhares, trazendo para perto dos jovens oito profissionais que atuam no cinema brasiliense, abrindo as percepções dos alunos para algumas frentes de atuação nesse seguimento, com os seguintes olhares: Atuação (Marcelo Pelucio), Edição e Montagem (Leandro G. Moura), Direção e Roteiro (Zefel Coff), Direção e Novas Mídias (Thiago Foresti), Fotografia (Joanna Ramos), Linguagem Cinematográfica (William Alves), Produção (Cristiano Vieira) e Som no Audiovisual (Raffa Santoro).

Nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro é a vez de Caroline Monlleo, atriz, bailarina e diretora de movimento, com o Workshop Consciência Corporal, onde dividirá com os alunos como explorar o corpo e os movimentos pelos espaços reduzidos do ambiente domiciliar, levando-os a refletir sobre as múltiplas formas de enxergar e viver a arte durante o isolamento.

E para encerrar os ciclos de atividades, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro a atriz e produtora brasiliense Luanna Rocha fala sobre Gestão de Carreira Profissional. Com trabalhos desenvolvidos tanto em Brasília como no Rio de Janeiro, em teatro, televisão e cinema, Luanna trará para os jovens um olhar direcionado aos cuidados que um artista deve ter com seu material para que possa documentar e criar seu portfólio.

Kedson Rocha, Secretário de Juventude do Distrito Federal comemora a iniciativa idealizada pelo professor de teatro dos Centros de Juventude Adilson Diaz. “Quando eu vejo todo esse movimento e entrega não somente do professor Adilson, mas de toda a equipe e claro dos jovens, mais motivado e desafiado eu me sinto para continuar promovendo espaços para juventude. Além das aulas, o professor trouxe uma oportunidade única para os alunos de estarem em contato com profissionais renomados e com experiência para que eles pudessem conhecer as várias possibilidades que a arte permite”.

Veja mais...