Mais de 500 jovens celebram qualificação para o mercado de trabalho

Mais de 500 jovens celebram qualificação para o mercado de trabalho

Após período de isolamento devido à pandemia, turmas do Centro de Juventude do DF se reúnem para comemoração de formatura

Em noite de festa, alunos do Centro de Juventude participaram da formatura das oficinas e cursos gratuitos. A cerimônia lotou a quadra de esportes do CCM Centro Educacional 7 de Ceilândia com a presença de jovens, famílias, professores e autoridades.


O palco do evento contou com apresentações e depoimentos dos jovens, além da entrega dos certificados de capacitação e qualificação para as turmas de oficinas de violão, empregabilidade, karatê, breakdance/ hip hop, técnicas avançadas e práticas do cuidar, cozinha de sucesso, muay thai, biojoias e teatro, e também dos cursos profissionalizantes de assistente administrativo e massoterapia.


Mesmo durante a pandemia, o Centro de Juventude não parou. Para superar as restrições impostas pelas medidas de isolamento social e lockdown, foram oferecidos atendimentos na modalidade de Ensino a Distância em Cozinha de Sucesso, Cuidador de Idoso, Empregabilidade e Teatro. Ao todo, 3.364 jovens foram capacitados nesse período, mas receberam individualmente seus certificados. om o avanço da vacinação, tornou-se possível a comemoração presencial das turmas no primeiro semestre de 2022.


Parceria da Secretaria de Juventude do DF e da IECAP – Agência de Transformação Social, os Centros de Juventude atendem jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. Em cinco anos de funcionamento, as unidades de Ceilândia, Estrutural e Samambaia Norte formaram mais de 16 mil alunos, somando mais de 200 mil atendimentos à sociedade. Nos locais são oferecidos gratuitamente cursos de qualificação profissional, atividades de convivência, saúde, desenvolvimento socioemocional, esporte e lazer, cultura, formação para o empreendedorismo, acompanhamento psicossocial, prevenção ao uso de drogas ilícitas e ações sociais e comunitárias.


Estiveram presentes na cerimônia de formatura o Vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rodrigo Delmasso, o Secretário Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, o Secretário Nacional de Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Luiz Felipe Custódio, o Secretário-Executivo do Conselho da Juventude, Mikaellyson Martins, a presidente da Iecap, Renata Hargreaves, o Assessor Especial da Secretaria de Governo da Presidência da República, Rafael Sampaio, e a diretora da escola CCM CED 07, Adriana Rabelo.