Jovens participam de workshop de cuidados com idosos

Jovens participam de workshop de cuidados com idosos

A atividade aconteceu entre os dias 3 e 6 de fevereiro e recebeu 133 jovens do curso profissionalizante

Ainda estamos em tempo de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus e algumas atividades continuam suspensas – as ações e serviços do Centro de Juventude do DF estão desde março de 2020 acontecendo virtualmente e foram adaptadas para a modalidade online. Cursos e oficinas têm sido oferecidos em ciclos com aulas ministradas ao vivo no aplicativo Zoom e com material de apoio disponível na plataforma de aprendizagem Moodle.

O curso profissionalizante de cuidador de idoso teve suas inscrições abertas e início das aulas virtuais em novembro 2020 e contou com uma dinâmica diferente: no planejamento do curso foram previstos encontros presenciais para que o conteúdo prático do curso fosse ministrado pela professora no formato de workshop.

Entramos em 2021 com a essa agenda estabelecida e organizada e os eventos ocorreram entre 3 e 6 de fevereiro nas três unidades do Centro de Juventude. A equipe de coordenação se empenhou na organização da dinâmica de escala para evitar superlotação dos jovens em cada seção do workshop, além de apoiar a professora Fernanda Pereira nas atividades práticas.

A professora demonstrou na ocasião técnicas de enfermagem, como aferição de glicemia capilar, de temperatura e de pressão arterial, técnicas para realizar banho de leito, descarte de materiais contaminados e demais práticas de cuidado que são essenciais para os futuros profissionais que vão assistir idosos em hospitais, casas de apoio e em ambientes domésticos. A principal lição que tem sido reforçada durante o curso é de que cuidar é um ato de amor e de que o trabalho do cuidador se fundamenta nesse lema.

Durante a realização dos encontros, todos os protocolos de segurança foram seguidos e pudemos contar com a colaboração dos participantes na comunicação de contato com pessoas infectadas e com a participação presencial condicionada ao uso obrigatório de máscara. Além da dinâmica de aprendizagem dos conteúdos, foram entregues os kits pedagógicos aos participantes do curso.