Experiência em diálogo: confira a programação da III Semana Cultural do CJ Casulo

Experiência em diálogo: confira a programação da III Semana Cultural do CJ Casulo

Os espetáculos serão virtuais e acontecem na última semana de outubro.

O Centro de Juventude do DF realizará entre os dias 25 e 31 de outubro a III Semana Cultural do CJ: CASULO, um evento focado em mostrar as produções dos jovens da oficina de teatro realizada no âmbito do projeto. 50 participantes, divididos em cinco módulos, fizeram uma imersão em leituras, pesquisas, ensaios virtuais e exploraram os espaços de suas casas com intuito de oferecer o melhor para os espectadores e colegas. Nas atividades realizadas nos últimos quatro meses, cada jovem foi estimulado a refletir, criar e desenvolver sua autonomia e crescimento em conjunto.

Todos os trabalhos que serão apresentados na CASULO são resultantes dos esforços mútuos dos jovens, oportunidade em que eles são os “câmeras”, os roteiristas, os atores e os diretores de si próprios – dinâmica potencializada no período de pandemia, momento em que as atividades do Centro de Juventude foram adaptadas para a modalidade virtual. O resultado final é consequência orgânica da compreensão dos princípios norteadores da oficina: coletividade, disciplina, empatia, reciprocidade e respeito, todas elas apoiadas pela pedagogia do afeto.

A Semana Cultural se iniciará com “Fragmentos de Shakespeare – MacBeth”, produzido pelos participantes do Módulo I. Neste trabalho, os jovens foram instigados a explorar a obra, eleita como a mais aterrorizante, do dramaturgo inglês, William Shakespeare. Nesse projeto os alunos precisaram ler e compreender a obra com a finalidade de escolher um momento da narrativa para a partir daí construir sua cena. Desta forma, e fazendo menção ao título, as cenas elaboradas recontam alguns momentos da história em sequência cronológica ao texto.

No segundo dia de exibições, a MIM – Mostra Interna da Monólogos ganha destaque como produção da turma do Módulo II e consagra o formato em sua terceira edição, afinal foi a partir da MIM que a Semana Cultural do CJ foi idealizada. Os jovens ampliaram suas pesquisas para variados autores e obras, que vão desde a Grécia antiga até a contemporaneidade, para exercitar sua criatividade e desenvolvimento. O espetáculo se sobressai pela mescla e pluralidade de narrativas, brincado com a apresentação em três atos: A Leitura, que é o primeiro contato com a obra; A Obra, como encenação respeitando a versão original, e A Experiência (o processo criativo autoral provocado pela obra).

O Módulo III apresentará o curta-metragem “Você Não Está Só!”. Estimulados a explorar o audiovisual e a criar seu próprio roteiro, o curta é o primeiro exercício cênico presencial desde o início da pandemia. Neste trabalho o elenco vivenciou gravações em diversos locais do Distrito Federal, como Estação de metrô Ceilândia Norte e Estação Shopping, a Rodoviária Interestadual e Esplanada dos Ministérios, tudo isso para contar a história de uma jovem que está enfrentado a depressão e o vazio após a perda de sua irmã. O curta se relaciona com ações do projeto homônimo realizado nos Centros em mobilização à campanha “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

A turma do módulo IV traz o inovador em “A Mansão Gift”, espetáculo que acontece no formato virtual e em tempo real pela plataforma Zoom. Sua a jornada pelo tabuleiro segue regras, com fases, turnos e um objetivo claro: encontrar o real assassino que envolve a trama. O Detetive M e sua equipe de espectadores /jogadores terão que se dividir em pequenos grupos para conseguir acessar os todos cômodos da mansão, interrogar os suspeitos, encontrar as pistas, levantar as provas e revelar o autor do crime. Contando apenas com seus instintos e sua equipe, será que M conseguirá desvendar o caso em 90 minutos? Em quatro dias de apresentação, o espetáculo oferecerá uma vivencia única para uma plateia reduzida, com capacidade máxima de 24 pessoas por cada sessão.

Encerrando a III Casulo, o último dia será tão especial e marcante quanto toda semana, porém reserva um rito de passagem, um fechamento de ciclo. A turma do módulo V conclui sua jornada nas aulas de teatro do CJ, contemplando uma experiência integralmente virtual ao longo de mais de um ano. Buscando desafiar- se mais uma vez, o grupo mergulhou suas pesquisas no universo das cápsulas do tempo e após longas investigações às memórias de cada integrante, provocaram a construção do espetáculo a partir da pergunta: Qual mensagem mandaria para você mesmo no futuro? O projeto propõe uma reflexão sobre as narrativas, as memórias e o próprio tempo.

Os espetáculos gravados serão exibidos nas noites dos dias 25 a 31 de outubro, sempre às 20h, no canal do IECAP – Agência de Transformação Social no Youtube. Para o espetáculo ao vivo, os ingressos serão distribuídos nos dias da sessão no Instagram da IECAP. Após cada apresentação haverá bate-papo no Zoom entre os jovens atores e os espectadores. A programação foi desenha e pensada de jovens para jovens e mostra-se como uma ótima oportunidade de entretenimento e experimentação do teatro em novos formatos.

Como atuam os Centros de Juventude?

As ações desenvolvidas no âmbito dos Centros de Juventude priorizam o acesso de jovens de famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal e aqueles em situação de vulnerabilidade ou risco social, contemplando as minorias, pessoas com deficiência, garantindo condições de acessibilidade e acolhimento a todos os tipos de perfis dentro da faixa etária atendida. Os Centros de Juventude são equipamentos públicos constituídos pela Lei nº 5.142, de 31/07/2013, que institui a Política Distrital de Atenção ao Jovem – PDAJ, regulamentada pelo Decreto nº 35.172, de 14/02/2014, e atualmente executados pelo IECAP – Agência de Transformação Social.

Serviço:

III Semana Cultural do CJ: CASULO Data: 25 a 31/10

Os espetáculos gravados estreiam no Canal IECAP – Agência de Transformação Social no Youtube (https://bit.ly/2LriWsO). O espetáculo ao vivo terá 3 sessões e terá limitação de participantes. O acesso aos ingressos será disponibilizado no dia da sessão no Instagram da IECAP (www.instagram.com/iecap.social) Programação:

  1. 25/10, 20h Fragmentos de Shakespeare – MacBeth
  2. 26/10, 20h Mostra Interna de Monólogos – MIM
  3. 27/10, 20h Curta – “Você Não Está Só!”
  4. 28 a 31/10, 20h – Espetáculo – A Mansão Gift (em tempo real pelo Zoom)

Exceto Domingo – 18h.

  • 31/10, 20h A Cápsula

Atividade gratuita oferecida pela Secretaria de Juventude do DF em parceria com a IECAP – Agência de Transformação Social