Corrida de Reis Mirim e Reizinho nas Escolas

Coorganizador da Corrida de Reis Mirim e Reizinho nas Escolas- Secretaria de Esporte do DF (2007 a 2010)

O IECAP atuou como coorganizador do projeto Corrida de Reis Mirim, voltado para o estimulo à pratica do atletismo e identificação de promissores atletas de elite, junto aos alunos da rede pública de ensino, crianças participantes de projetos sociais e demais jovens, na faixa etária de 6 a 12 anos, preferencialmente moradoras de áreas de baixo IDH do Distrito Federal, durante quatro anos. Além desse projeto, o IECAP também atuou como coorganizador do projeto Reizinho nas Escolas, em parceria com o Instituto Brasil Adentro, nas mesmas quatro edições do evento Corrida de Reis Mirim, sendo este voltado para a educação cultural e esportiva, nas escolas da rede pública de ensino, tendo como foco maior a difusão do folclore brasileiro, com o tema da origem e importância da Folia de Reis na nossa cultura, cujo movimento é homenageado no nome da corrida dos adultos e das crianças, bem como da importância da pratica de atividades físicas.

Como uma ferramenta pedagógica do projeto Reizinho nas Escolas, de incentivo à superação e estímulo à pratica esportiva, o IECAP exibiu nas escolas da rede pública de ensino do DF,  o filme de média metragem “Uma história de superação”, produzido durante a realização da Corrida de Reis do DF. Este filme tem como protagonista, uma atleta cadeirante que mostra as dificuldades e os desafios para treinar durante todos os dias, visando alcançar a vitória na Corrida de Reis do DF, obtendo o êxito.

Nas edições são selecionadas escolas com estudantes com deficiência, destacando as escolas CEF GAN da Asa Norte e CEF 802 do Recanto das Emas, que são parceiras e receptoras de todas as ações realizadas pelo IECAP. Durante o evento os participantes puderam abordar temas como acessibilidade, direito das crianças e esporte, além de todos terem a oportunidade de participar das atividades esportivas.

 Em cada ano de execução o evento contou com a participação de cerca de 1.000 crianças, totalizando 4 mil participantes durante os quatro anos de realização.