O Projeto

O Casa de Criatividade e Inovação é um projeto que objetiva a execução de trabalho participativo junto aos jovens, artistas potenciais, em Regiões Administrativas do Distrito Federal, preferencialmente naquelas em situação de vulnerabilidade social,  como Estrutural, Ceilândia e Samambaia, promovendo o empreendedorismo, a criatividade, a inovação e o apoio à comercialização a partir de produção de peças de artesanato, design, moda e/ou utensílios, utilizando matéria prima e ideias oriundas dos locais onde será realizado.

O projeto tem como objetivo promover o empreendedorismo, a criatividade e o apoio à comercialização da produção dos grupos envolvidos, por meio de capacitação, atualização de tecnologias aplicadas ao mundo dos negócios e gestão comercial. 

O Casa de Criatividade e Inovação teve a sua primeira edição finalizada no ano de 2019 com 300 jovens participantes de oficinas de vídeo de bolso, papel marchê, doces caseiros e grafite. O projeto possibilita a geração de ocupação e renda de forma sustentável, a criação, a legalização e a estruturação de novos negócios; contribui para a inserção dos jovens do projeto no papel de novos atores no mercado de trabalho, impactando, de forma indireta, mais de mil beneficiários; contribui para melhorar as condições de trabalho; estimular a formação de atores com o instinto criativo ativado; e apoiar a criação de ferramentas que facilitem as comercializações.

Outra entrega do projeto são os workshops, onde são abordados temas relacionados a produção associada, como empreendedorismo, design e mídias sociais. Com a participação de convidados especiais como blogueiros, especialistas em design e marketing digital para interagir com os participantes. 

Temos certeza de que a oportunidade de gerar mecanismos de qualificação profissional e geração de renda, frente as imensas dificuldades encontradas pelos jovens, é uma estratégia sustentável de inclusão social e participação cidadã.

Impacto

  • Desenvolvimento Local
  • Geração de renda autônoma e imediata
  • Estimulo à reciclagem
  • Criação de novos postos de trabalho.
  • Garantia de Direitos e Cidadania
  • Fortalecimento da cultura local e do artesanato
  • Estimulo a dignidade e a participação cidadã

Cursos Oferecidos

Oficina de Vídeo de Bolso

Oficina de Papel Machê

Oficina de Doces

Oficina de Grafite

Números

Mais de 300 cadastros efetuados

251 participantes

1 coletivo criado – Mixtura Criativa

30 peças comercializadas de papel marchê

251 novos empreendedores

10.000 mudas de árvores produzidas e plantadas

Mais Informações

Duração do projeto: 6 meses (novembro 2018 a março 2019)

Principais segmentos: criatividade, inovação e geração de renda

Público Alvo: 15 à 29 anos

Regiões atendidas: Estrutural e Samambaia, no Distrito Federal