O Projeto

O Aprender ComUnidade tem como objetivo formar uma escola comunitária que seja reconhecida como um verdadeiro território de aprendizagem onde a transformação social e o aumento da aprendizagem formal se combinam em uma estratégia transformadora da realidade social.

O projeto é executado pela IECAP a partir do chamamento público 04/2019 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF e da Secretaria de Educação do Distrito Federal.


Um dos pontos altos do projeto é o reconhecimento comunitário da escola como fonte de transformação social capaz de atrair pessoas para se somarem em diferentes atividades contribuindo para a melhoria do ensino e incremento nos índices de aprendizagem.


Com base na pesquisa internacional da Includ-Ed realizada entre 2006 e 2011 por 15 universidades de diferentes países da Europa e Américas, organizada pelo Centro de Investigação em Teorias e Práticas de Superação de Desigualdades e promovida pela Universidade de Barcelona, o projeto utilizou-se dessa experiência para identificar atuações executadas em escolas de países dos continentes Europeu e Americano, para refletir como superar o atraso e a evasão escolar, bem como para pensar como minimizar o risco social que jovens em condição de vulnerabilidade enfrentam.

 
O Aprender Comunidade toma emprestada essa expertise colocando-a à disposição da educação pública do Distrito Federal a fim de gerar soluções que fomentem uma aprendizagem prática que gere significado por meio da construção coletiva e da cocriação de estratégias capazes de gerar engajamento de todos os entes envolvidos na comunidade escolar.

Caminho para inovação

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Diagnóstico da gestão

Respeitar as características de cada rede para a construção de soluções efetivas e inovadoras para a educação.

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Planejar soluções

Garantir o direito à aprendizagem, construindo um plano de gestão com a participação da comunidade escolar..

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Estudos dirigidos

Suprimir carências formativas para a melhoria do aprendizado. Adquirir conhecimento teórico para a eficiência das ações práticas.

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Oficinas

Debate entre pares sobre os problemas e soluções da escola.

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Mentoria

Acompanhamento das ações formativas acelera a curva de aprendizagem dos alunos e soluciona eventuais falhas.

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Legislação de apoio

Sugerir ao legislativo municipal a criação de leis em prol da capacitação dos profissionais da educação e o melhor desempenho do aprendizado.

Resultados

RESULTADOS DE EVOLUÇÃO

IDEB

Abandono


Escala SAEB

Estudantes com Nível de Aprendizado Adequado

INDICADORES
SOCIOEMOCIONAIS

INDICADORES DA MELHORIA DA GESTÃO

Reforma participativa do projeto político pedagógico da escola.​

Desenvolvimento de planos de ação por setor.

Criação de dashboard de gestão com dados dos diferentes setores da escola.

ATUAÇÕES GERADORAS DE ÊXITO

Escola e Comunidade consolidando processos de uma gestão democrática

É uma reorganização do espaço de aprendizagem estimulando a interação horizontal entre pares dentro da sala de aula.

Formam-se grupos reduzidos de estudantes, agrupados de forma heterogênea quanto a níveis de aprendizagem, cultura, gênero, raça etc. Esse tipo de organização inclui todos os estudantes, que contam com o apoio de voluntários/tutores, além do professor responsável pela aula, para mediar as interações. Pesquisa, cooperação, curiosidade e uso de tecnologias de comunicação em sala de aula passam a ganhar protagonismo. Metodologias Ativas de Aprendizagem ganham destaque.

As atividades que acontecem são de caráter instrumental e de apoio às tarefas escolares onde o estudante deve cumprir um roteiro de estudos de maneira autônoma, porém com tutoria para esclarecimento de eventuais dúvidas.

Forma de extensão do tempo de aprendizagem no contra turno, nos fins de semana e até mesmo nas férias que propõe a criação de espaços extraclasse nos quais os estudantes realizam atividades, acompanhados por voluntários. A ampliação do tempo de aprendizagem traz impacto importante na melhora dos resultados educativos.

Uma estratégia bastante engajadora são as aulas-passeio que podem acontecer em universidades, empresas, embaixadas, etc, possibilitando os estudantes a conhecer outros espaços e realidades.

Consiste na formação de familiares (utilizando o espaço da escola e com a atuação de voluntários) com o propósito de facilitar o desenvolvimento de habilidades elegidas por eles próprios.

É a implementação de um programa que gera nas famílias o desejo de participar e melhorar de vida, por meio da aprendizagem própria e de seus filhos.

São benefícios da Escola da Família:
(a) oportunidade de aprendizagem profissional e empreendedorismo, contribuindo para superação da desigualdade social;
(b) oportunidade de estudo para a família;
(c) Interação entre a escola e a família;
(d) cumplicidade entre famílias e escola na formação dos estudantes;
(e) maior confiança das famílias na escola e nos professores;
(f) aumento da participação da comunidade na escola.

Modelo de prevenção e resolução de conflitos baseado no diálogo como ferramenta para superar as desigualdades.

Nesse modelo a resolução do conflito se dá por meio do consenso ou consentimento entre as partes envolvidas. As normas são elaboradas de maneira colaborativa por toda a comunidade e observam dois aspectos:
a)Ética: as decisões e acordos dependem da construção coletiva, fruto do que foi discutido e pactuado por todos.
b)Democracia deliberativa: baseia-se no diálogo e no consenso como substitutos da votação e do conflito.
Em sala de aula estudante “infrator” responde por suas ações, mas ganha apoio dos colegas e da escola para corrigir o comportamento.

É um processo profundo, rigoroso e ético de desenvolvimento profissional pelo qual passam os educadores e ajuda a transformar ou consolidar escolas em Comunidades de Aprendizagem.

Pode ser dividido em dois momentos:
(a) Instalação: docentes ou voluntários são instigados a sonhar, compreender e aplicar as Atuações de Êxito na escola;
(b) Formação continuada: são apresentados ou relembrados conhecimentos em relação às teorias e investigações educativas mais relevantes no cenário científico contemporâneo.

Aqui no Aprender ComUnidade o seu talento, trabalho e disponibilidade são fundamentais para o sucesso do projeto. Seja empresário, comerciante, autônomo, dona de casa ou simplesmente um vizinho do CEF 5, você pode se envolver e participar na construção de uma escolha melhor para comunidade.

Participar é simples! Aqui temos espaço para receber todos os tipos de auxílio em atividades que podem ser feitas presencial ou remotamente.

Faça parte do Aprender Comunidade!
Fale com a gente em (61) 99147-6982