1ª Semana “Inspire um Jovem” propõe diálogos e trocas de experiências entre empreendedores e jovens

1ª Semana “Inspire um Jovem” propõe diálogos e trocas de experiências entre empreendedores e jovens

Grandes nomes do empreendedorismo participam de programação do Centro de Juventude do DF

O empreendedorismo já faz parte de uma realidade para ingresso no mercado de trabalho pelos jovens. Usando a criatividade de maneira estratégica, a juventude hoje tem acesso a ferramentas para tirar uma ideia do papel e abrir o próprio negócio em busca de autonomia financeira e profissional.


Neste contexto, o curso profissionalizante em Empreendedorismo Digital, em sua 1ª edição no Centro de Juventude do DF, propõe formação com recursos e conteúdos fundamentais para jornada de estabelecimento de um negócio: a identificação de propósito, as ferramentas de marketing, o modelo de negócio, as finanças, a jornada do cliente e o desenho de estratégias, indicadores e metas.


Iniciado em janeiro de 2021, os jovens participantes têm buscado formação profissional para posicionamento no mercado de trabalho, considerando, ainda, que poucos vislumbram a ideia de empreender ou já empreendem. Para potencializar oportunidades a partir do compartilhamento de experiências, o Centro de Juventude do DF promove a 1ª Semana “Inspire um Jovem”, que acontecerá entre 12 e 16 de abril, de 10h às 11h10, com encontros online na plataforma Zoom.
A ideia da semana é compartilhar casos de sucesso que inspirem os jovens em suas jornadas para que entrem em contato com exemplos bem-sucedidos que os impulsionem nas suas transformações pessoais e profissionais. Janete Vaz (Laboratório Sabin Imagem), Janaína Caputo (treinadora e mentora), Pedro Fernandes (Beiramar Imóveis), Rodrigo Bindes (empresário e estrategista digital), Luis Fula (Vai Bem Gelados e Look n’ Feel), Leo Aguiar (Parque Bambolim) e Beto Pinheiro (Coco Bambu) são os convidados que darão conta dessa missão junto com o IECAP – Agência de Transformação Social para sensibilização da juventude para novos caminhos no empreendedorismo.
Eles contarão sobre a trajetória pessoal e da sua empresa, o que fez deles grandes empresários, os exemplos práticos que mostram como seus negócios floresceram e como tiveram sucesso em seus empreendimentos. O grande objetivo da 1ª Semana “Inspire um Jovem” é trazer casos de sucesso que comuniquem a superação do medo de alcançar os próprios sonhos, entendendo quais recursos podem ser utilizados para ter resiliência e enfrentar as dificuldades que podem surgir no caminho.

Como atuam os Centros de Juventude?
As ações desenvolvidas no âmbito dos Centros de Juventude priorizam o acesso de jovens de famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal e aqueles em situação de vulnerabilidade ou risco social, contemplando as minorias, pessoas com deficiência, garantindo condições de acessibilidade e acolhimento a todos os tipos de perfis dentro da faixa etária atendida. Os Centros de Juventude são equipamentos públicos constituídos pela Lei nº 5.142, de 31/07/2013, que institui a Política Distrital de Atenção ao Jovem – PDAJ, regulamentada pelo Decreto nº 35.172, de 14/02/2014, e atualmente executados pela Secretaria de Juventude do DF em parceria com o IECAP – Agência de Transformação Social

SERVIÇO


1ª Semana “Inspire um Jovem”
Entre 12 e 16/04
Programação: Teremos um convidado por dia com 25 minutos de apresentação.
Os 15 minutos finais serão destinados para perguntas e respostas dos participantes.


12/04: Janete Vaz (Laboratório Sabin Imagem), às 10h
13/04: Janaína Caputo (treinadora e mentora), às 10h
14/04: Pedro Fernandes (Beiramar Imóveis) e Rodrigo Bindes (empresário e estrategista digital), às 10h
15/04: Luis Fula (Vai Bem Gelados e Look n’ Feel) e Leo Aguiar (Parque Bambolim), às 10h
16/04: Beto Pinheiro (Coco Bambu), às 10h


Plataformas: Ao vivo no Zoom
Inscrições: https://forms.gle/roqVM2tuprMRxEot8
As atividades que envolvem a “Inspire um Jovem” são gratuitas e oferecidas pela Secretaria de Juventude do Distrito Federal em parceria com o IECAP – Agência de Transformação Social