CJ retomam cursos de capacitação profissional

As atividades ocorrem nas unidades de Samambaia Norte, Ceilândia e Estrutural

Meio sem o que fazer na vida e com habilidade zero para fritar um ovo, o jovem William Carvalho arregaçou as mangas e decidiu agir. Graças ao curso de culinária oferecido pelo Centro de Juventude da Estrutural, hoje ele garante que já prepara bem um arroz e se aventura na elaboração de pratos mais sofisticados, como um estrogonofe. “Maravilhosa essa oportunidade dada aos jovens; é uma chance de melhorar e criar um destino”, agradece o futuro chef, que também aproveitou para praticar artes marciais e hoje lidera o ranking de campeões do Juventude Team. “Me apaixonei pelo muay thai”, confessa.

Ao todo, existem cinco unidades dos centros de Juventude, localizadas em Samambaia Sul, Recanto das Emas, Samambaia Norte, Ceilândia e Estrutural. Nessas três últimas, são disponibilizados cursos de capacitação profissional, cultural e esportiva gratuitos nas áreas de culinária, teatro, violão, massoterapia, muay thai, empregabilidade e auxiliares de RH e administrativo. Os espaços, que também oferecem atendimento psicossocial com equipe multiprofissional, estão na ativa há seis anos e já promoveram a transformação de mais de 17 mil jovens.

O aluno William Carvalho (direita): “É uma chance de melhorar e criar um destino” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Podem participar dos cursos de capacitação jovens de 15 a 29 anos, preferencialmente moradores das regiões onde os espaços estão sediados. Para se cadastrar, além de documentos pessoais, é necessário levar cópia do RG e CPF da mãe, comprovantes de endereço e escolaridade. As oficinas têm limites de 50 vagas por turno, sendo os cursos profissionalizantes com duração de três meses e as capacitações contínuas, com duração de um ano. Atualmente, apenas na Estrutural 500 jovens fazem parte do projeto.

Os centros de juventude do DF funcionam há seis anos e já promoveram a transformação de mais de 17 mil jovens

“O objetivo central dessa ação é capacitar jovens dessas comunidades e prepará-los para o mercado de trabalho já com certificação e experiência profissional”, explica o coordenador do Centro de Juventude da Estrutural, Marcos Barreto.

Há seis anos instrutor de muay thai, a milenar arte marcial tailandesa, também conhecida como boxe tailandês, Cosme Pereira dos Santos fala da importância social do projeto de capacitação dos centros de Juventude do DF. “Com esse projeto, a gente já tirou muita criança da rua, salvou muita vida. Muitas são crianças carentes e encontram aqui uma chance de brilhar”, salienta o professor. “Já formamos mais de 20 atletas profissionais que conquistaram 28 vitórias em campeonatos. É uma ação social que dá resultados”.

Matéria publicada em diversos veículos de comunicação. Confira!

Agência Brasília, disponível em 10/01/2023.
Agência Brasília | Flickr, disponível em 10/01/2023.
Cabreúva Online, disponível em 10/01/2023.
Inteligência Brasil Imprensa, disponível em 10/01/2023.
Os Cobras da Notícia, disponível em 10/01/2023.
Pelo Mundo DF, disponível em 10/01/2023
Quarteto Radio Web, disponível em 10/01/2023.
Roraima na Rede, disponível em 10/01/2023.
O Panorama, disponível em 11/01/2023.
Diário de Ceilândia |Instagram, disponível em 12/01/2023.

Veja mais...