Centro de Juventude retorna com cursos e oficinas gratuitos

Atividades iniciaram nesta segunda (2) e oferecem capacitação profissional, cultural e esportiva para jovens de 15 a 29 anos

O ano de 2023 já começou nos Centros de Juventude (CJ) da Ceilândia, Estrutural e Samambaia Norte. As unidades retomaram as atividades nesta segunda, dia 02, com cursos e oficinas de capacitação profissional, cultural e esportiva gratuitos para jovens do DF. Também estão de volta os atendimentos psicossociais com equipe multiprofissional.

De acordo com o Secretário da Família e Juventude do Distrito Federal – SEFJ, Rodrigo Delmasso, “Os cursos e oficinas são de extrema importância para garantia de direitos e cidadania aos jovens do DF, bem como para ampliar as oportunidades”.

Willian Silva é exemplo da transformação que o programa traz à sociedade. Aluno de Muay Thai do CJ da Estrutural, o jovem ocupa hoje o primeiro lugar no ranking de campeões do Juventude Team, equipe que reúne os atletas de alto rendimento do Centro. Will soma no total 8 vitórias em campeonatos pelo país e se prepara para mais conquistas neste ano. “Acho muito legal quando as pessoas param pra olhar um pouco do trabalho no CJ, querem experimentar e acabam gostando dos treinos de Muay Thai. Esse ano já tenho luta marcada, meu ano começou com tudo. Estou me preparando e espero trazer mais uma vitória pra casa”, afirma.

Aos jovens interessados, ainda estão abertas as inscrições para as oficinas de violão, muay thai, karatê, teatro, break dance e empregabilidade – preparação para o mercado de trabalho. A matrícula pode ser realizada diretamente nas unidade ou no site da IECAP, pelo link www.iecap.org.br/inscrições. Podem se inscrever jovens de 15 a 29 anos de idade resistentes no Distrito Federal. Todos os cursos e oficinas têm emissão de certificado para os que concluírem, ao menos, 75% das atividades.

Há cinco anos sob a gestão da IECAP Agência de Transformação Social, as unidades de Ceilândia, Samambaia e Estrutural formaram mais de 16 mil jovens, somando mais de 200 mil atendimentos diretos à sociedade. “É muito gratificante acompanhar de perto a transformação dos jovens e de suas famílias. O acolhimento faz do CJ a segunda casa para muitos, sendo ambiente para construção de elos e novas possibilidades de futuro”, afirma Renata Oliveira, diretora-presidente da IECAP.

Onde achar?

Centro de Juventude Ceilândia

QNN 13 Área Especial, módulo B, 1º andar – ao lado da Biblioteca Pública
Telefone: (61) 99629-6941

Centro de Juventude Estrutural

Área Especial da Estrutural, Praça Central, 8
Telefone: (61) 99860-4894

Centro de Juventude Samambaia Norte

QS 617, Área Especial nº 01
Telefone: (61) 99866-0959

Crédito das imagens: Leanna Abdon