A cerimônia de abertura da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios contou com um momento especial. O hino nacional foi tocado e cantado pelos alunos do Projeto Centro de Juventude da Cidade Estrutural, Região Administrativa do Distrito Federal (DF). Além disso, durante a execução, foi exibido um vídeo com imagens dos Municípios brasileiros que destacam a diversidade geográfica, cultural e social do país.
Os Centros de Juventude são equipamentos públicos de atendimento aos jovens do DF. Nos locais são ofertados cursos de qualificação profissional, atividades de convivência, saúde e lazer, inclusão digital, cultura, formação para o empreendedorismo, acompanhamento psicossocial, prevenção ao uso de drogas ilícitas e ações sociais e comunitárias.
Layane Cristina Costa, de 16 anos, está no projeto desde o ano passado, onde é aluna da turma de violão. Responsável por cantar o hino na abertura do evento, ela disse que essa é uma grande oportunidade de mostrar o que o Centro da Juventude ensinou para ela e seus amigos. “Aprendi muita coisa depois que entrei no Centro da Juventude, então é muito emocionante e gratificante estar aqui. É uma honra cantar o nosso hino nacional”, afirmou.
Outro integrante do projeto, Henrique Souza, 17 anos, é aluno das turmas de violão, teatro, muay thai, assistente administrativo, culinária sustentável e fotografia. O estudante explicou que começou a participar dos cursos incentivado pela mãe e hoje o local é a sua segunda casa. “Os professores e os funcionários são nossos amigos e irmãos. Lá todo mundo é uma família só”, declarou.
A maior prova de que o projeto é uma grande família é Marcos Barreto, que foi aluno e hoje é coordenador do Centro de Juventude da Estrutural. De acordo com ele, essa é uma oportunidade de reconhecer o trabalho desenvolvido. “Proporcionar a realização de um sonho que é dos meninos se torna gratificante para mim”, comemorou.
Para o professor de violão da turma, Marcos Barbosa, é uma oportunidade única participar de um evento desse tamanho para mostrar a capacidade de seus alunos. “Eu expresso a felicidade dos alunos em estar aqui. Eu acompanho o processo de preparação e eles estão felizes por se apresentarem nesse grande evento”, contou.
Segundo o coordenador do projeto, Romilson Oliveira, o mais importante de tudo é ver a transformação que esse trabalho faz na vida desses jovens. “Nós somos apenas um agente. E, quando conseguimos fazer uma parceria com um evento como esse, podemos ver nos olhos das crianças e dos familiares que conseguimos transformar não somente eles, mas toda uma família”, destacou.








Por Moreno Nobre, da Agência CNM de Notícias Original disponível em: https://marcha.cnm.org.br/noticia/estudantes-do-centro-de-juventude-sao-responsaveis-pela-execucao-do-hino-nacional-na-cerimonia-de-abertura