Biojoias são tema de nova oficina do Centro de Juventude do DF

Biojoias são tema de nova oficina do Centro de Juventude do DF

Atividade online e gratuita será ofertada para jovens de 15 a 29 anos

Promovendo atividades e ações com foco no empreendorismo para a juventude do Distrito Federal, a atividade inédita do Centro de Juventude abordará a teoria e prática da produção de acessórios feitos com materiais naturais para comercialização. Na oportunidade, os jovens vão aprender a tingir, furar e lixar as sementes para produção de colares, brincos e pulseiras visando o empreendedorismo ao trabalharem também com os conceitos de precificação e comercialização dos produtos.

O ramo das biojoias é um caminho para inovação e sustentabilidade e um primeiro passo para o mercado de trabalho pelos potenciais empreendedores jovens. Cada peça criada pelo artesão é única ou feitas em pequenas séries e seus detalhes refletem uma história local e possuem beleza e praticidade que não podem ser encontrados nos produtos industrializados. Atualmente é importante salientar a relação do artesanato com as questões ambientais, pois em tempos de recursos naturais cada vez menos disponíveis, vemos que alguns dos melhores e mais originais trabalhos artesanais são feitos com reutilização ou reciclagem de materiais.

A oficina será ministrada por Suzana Rodrigues, designer especializada em biojoias e que, através da diversidade de matérias-primas naturais e recicladas, desenvolveu um trabalho social voluntário junto à Penitenciária Feminina de Brasília, onde profissionalizou mais de 300 internas. Além do diferencial da matéria-prima, seu trabalho foi reconhecido pelo design e o aspecto social agregado. O resultado foi a consagração no mercado nacional e no internacional. A convite do governo brasileiro, representou o país nas comemorações do Ano do Brasil na França, com exposição no Museu Grand Palais. Fez exposição individual na Embaixada do Brasil em Roma e participou do Salão Internacional de Produtos Naturais, em Bolonha. Participou também do Salão internacional de Moda de Madri e de Lisboa. Em Nova Iorque, teve seu trabalho em destaque em exposição no Museu de Arte Moderna – MoMA.

As inscrições para a oficina estão abertas para jovens de 15 a 29 anos de todo o Distrito Federal e podem ser feitas no site da organização IECAP – Agência de Transformação Social. As atividades somam carga horária de 30 horas, são ao vivo e online pela plataforma Zoom, gratuitas e os jovens selecionados ganharão kit com os materiais a serem utilizados nas aulas práticas da oficina. Haverá emissão de certificado para aqueles que tiverem pelo menos 75% de presença nas atividades propostas.

SERVIÇO
Oficina de Biojoias
Quando: De 23/03 a 29/04
Horário: 10h as 12h (turma 1, segundas e quartas-feiras) e 14h as 16h (turma 2, terças e quintas-feiras)
Plataforma: aulas online no Zoom
Inscrições: https://iecap.org.br/2020/centro-de-juventude/
Atividade gratuita oferecida pela Secretaria de Juventude do Distrito Federal em parceria com o IECAP – Agência de Transformação Social.