O Projeto

Os Centros de Juventude são equipamentos públicos de referência no atendimento aos jovens do Distrito Federal. Nos locais são ofertados cursos de qualificação profissional, atividades de convivência, saúde e lazer, inclusão digital, cultura, formação para o empreendedorismo, acompanhamento psicossocial, prevenção ae uso de drogas ilícitas e ações sociais e comunitárias. 

Os Centros de Juventude compõem a Politica Distrital de Atenção ao Jovem do Distrito Federal – PDAJ – Lei n º 5.142/2013 e a operacionalização de suas atividades é executada pelo IECAP, ganhador do chamamento público n º 001/2017 realizado pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

O IECAP é responsável pela gestão de 3 unidades dos Centros de Juventude, localizados em zonas de extrema vulnerabilidade social de Brasília, são elas Estrutural, Ceilândia e Samambaia.

O projeto disponibiliza uma equipe multidisciplinar com psicóloga, pedagoga, assistente social, além de instrutores qualificados que acompanham os alunos dos Centros. Além de uma equipe de coordenação que atende prontamente as demandas dos três Centros de Juventude do DF.

Impacto

Qualificação e Oportunidades– Base para a implantação de alternativas de desenvolvimento, além de garantir a participação social e cultural em cada região administrativa.

Participação Social e Inclusão – consolidação de mecanismos efetivos para destinação de investimentos e construção de equipamentos sociais destinados ao atendimento das demandas da juventude.

Desenvolvimento local – modelo de desenvolvimento local, baseado nas características territoriais e na identidade coletiva, visando à sustentabilidade ambiental, social, cultural, econômica e política.

Direitos e Cidadania – Fomento a iniciativas de garantia de direitos promovidas por diferentes órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Protagonismo – incentivo à participação ativa dos jovens em fóruns locais e nacionais de políticas públicas, promovendo o seu acesso ao conjunto das ações definidas pelo governo e seu envolvimento no monitoramento daquelas que são implementadas em cada cidade do Distrito Federal.

Números

Total de Atendimentos (2018)

13.032

Total de Atendimentos (2019)

14.243

Total de Atendimentos (2020)

75.564

Total Geral de Atendimentos

102.839

Mais Informações

Duração do projeto: Contínuo

Público-alvo: jovens de 15 a 29 anos

Principais segmentos: acompanhamento psicossocial, inclusão social, protagonismo juvenil, participação cidadã, empreende-dorismo social, cultura, arte, esporte, qualificação profissional e saúde.

Locais de atendimento: 3 Centros de Juventude – Estrutural, Ceilândia e Samambaia

VIOLÃO

A escolha desta oficina se deu em função das demandas dos jovens nas opções oferecidas no cadastro, mas também por ser o instrumento violão uma excelente alternativa contra ansiedade e depressão. Aumenta a atividade cerebral dos jovens, reforça os músculos do coração além de aprimorar a criatividade e concentração. Ainda serve para intensificar a coordenação motora.

Carga horária: 40h

Periodicidade: 2 vezes por semana

Número de alunos matriculados desde 2018: 907

CULINÁRIA SUSTENTÁVEL

Os impactos ambientais causados pelo consumo alimentar levaram grandes nomes da culinária a repensar na cadeia alimentar, desde os fornecedores até o modo de preparo das refeições, tudo para aproveitar ao máximo o nutriente dos alimentos sem agredir o meio ambiente.

Diante deste desafio, foi estruturada esta oficina com o objetivo de pensar na comida como uma ciência interdisciplinar, algo que envolve muito mais do que apenas se alimentar, mas melhorar a qualidade de vida de quem produz e consome a comida.

Na outra ponta, tem como objetivo oferecer uma janela de oportunidade para os alunos que queiram usar esta técnica para aumentar a renda familiar.

Carga horária: 40h

Periodicidade: 2 vezes por semana

Número de alunos matriculados desde 2018: 2035

MUAY THAI

Atividade física faz bem para a saúde. Encontrar uma modalidade que dê prazer é um dos primeiros passos para quem quer manter uma rotina adequada. Uma opção que tem feito sucesso entre os jovens é a luta MuayThai, por exemplo, uma atividade que faz bem não só para o corpo, mas também para a mente.

Os benefícios para o corpo fazem o esforço valer a pena: maior flexibilidade e músculos mais definidos como também a disciplina e o espírito competitivo desta modalidade são muito importantes para os jovens dos Centros de Juventude.

Carga horária: 40h

Periodicidade: 2 vezes por semana

Número de alunos atendidos desde 2018: 1103

EMPREGABILIDADE

A Oficina de Empregabilidade tem como objetivo preparar melhor os jovens para os processos seletivos, tirando dúvidas e dando dicas sobre diversos temas relacionados ao ambiente corporativo: marketing pessoal, ética profissional, atendimento ao cliente, atendimento telefônico, negociação, trabalho em equipe, liderança, controle de qualidade, planejamento e empreendedorismo.

Carga horária: 40h

Periodicidade: 2 vezes por semana

Número de alunos matriculados desde 2018: 1410

TEATRO

A oficina de teatro é uma atividade que auxilia no processo de transformação social que buscamos em nossa atuação. Esta atividade se caracteriza principalmente por promover o conhecimento artístico através de workshops de atuação, canto, figurino, maquiagem e cenografia. Como resultado, no encerramento da oficina, os jovens são responsáveis pelo desenvolvimento e apresentação de uma peça teatral. O teatro é uma importante ferramenta no processo de educação, podendo colaborar para que os jovens tenham oportunidade de atuar efetivamente no mundo, a partir de vivencias, opinando, criticando e sugerindo.

Carga horária: 30h

Periodicidade: 1 vez por semana

Número de alunos matriculados em 2019: 564

HIP HOP

Destinado a bailarinos iniciantes e grupos amadores já existentes, a oficina de hip-hop tem o intuito de aproximar, valorizar e estimular as iniciativas ligadas ao movimento Hip Hop e com o foco na organização para uma formação profissional em dança.

Carga horária: 30h

Periodicidade: 2 vez por semana

Número de alunos matriculados em 2019:111

FOTOGRAFIA

O curso abrange a parte técnica inicial de luz, equipamentos e funções das câmeras e lentes, ensina como mexer nos equipamentos e sobre o que é cada coisa, além de falar mais sobre a história da fotografia. Também são explicadas sobre tipos de câmeras (formato e sistema), lentes (grande angular – normal – tele e macro – zoom e fixa), ISO, diafragma, velocidade, obturador da câmera, modos de focagem e medição de luz.

Carga horária: 30h

Periodicidade: 2 vez por semana

Número de alunos matriculados em 2019: 119

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

O assistente administrativo é o profissional que presta assistência na área administrativa de uma empresa, auxiliando o administrador em suas atividades rotineiras e no controle de gestão financeira, administração, organização de arquivos, gerência de informações, revisão de documentos entre outras atividades.

Carga horária: 200h

Periodicidade: 5 vezes por semana

Número de alunos matriculados desde 2018: 832

MASSOTERAPIA

O massoterapeuta é um profissional habilitado para o desenvolvimento das técnicas de massagem, que poderá trabalhar com massagem estética, terapêutica e desportiva.

Carga horária: 200h

Periodicidade: 5 vezes por semana

Número de alunos matriculados desde 2018: 385

CUIDADOR DE IDOSOS

O curso de cuidador de idosos capacita profissionais para zelarem pela integridade física, psicológica e pelo bem-estar de idosos em casas de repouso e em clubes da terceira idade ou para atuarem em acompanhamentos particulares. No curso, são abordados tópicos como postura e ética profissional, alimentação e higiene do idoso, uso de materiais de apoio como cadeiras e barras de segurança, lazer e integração social do idoso, primeiros socorros, ações de emergência, manejo postural do idoso, noções de uso de aparelhos e as principais patologias que podem acometer o idoso e suas características.

Carga horária: 200h

Periodicidade: 5 vezes por semana

Número de alunos matriculados desde 2018: 665

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os Centros de Juventude realizaram ações sistemáticas para o acompanhamento psicossocial e o trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Neste sentido, foi preparada uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, pedagogo e assistente social a fim de diagnosticar, acompanhar e tratar estes jovens buscando integrá-lo na família e comunidade. Desde 2018 foram realizados cerca de 800 atendimentos aos jovens e às suas famílias por meio de sessões de acolhimento e atendimento psicossociais nos três Centros contemplando:

  • Acolhida: apresentação das atividades dos centros.
  • Projeto de Futuro
  • Atendimentos: individuais e coletivos (familiares erodas de conversa).