Centro de Juventude
-
O PROJETO
Os Centros de Juventude são equipamentos públicos de referência no atendimento aos jovens do Distrito Federal. Nos locais são ofertados cursos de qualificação profissional, atividades de convivência, saúde e lazer, inclusão digital, cultura, formação para o empreendedorismo, acompanhamento psicossocial, prevenção ae uso de drogas ilícitas e ações sociais e comunitárias.
Os Centros de Juventude compõem a Politica Distrital de Atenção ao Jovem do Distrito Federal – PDAJ – Lei n º 5.142/2013 e a operacionalização de suas atividades é executada pelo IECAP, ganhador do chamamento público n º 001/2017 realizado pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
O IECAP é responsável pela gestão de 3 unidades dos Centros de Juventude, localizados em zonas de extrema vulnerabilidade social de Brasília, são elas Estrutural, Ceilândia e Samambaia.
O projeto disponibiliza uma equipe multidisciplinar com psicóloga, pedagoga, assistente social, além de instrutores qualificados que acompanham os alunos dos Centros. Além de uma equipe de coordenação que atende prontamente as demandas dos três Centros de Juventude do DF.
-
IMPACTO
Qualificação e Oportunidades– Base para a implantação de alternativas de desenvolvimento, além de garantir a participação social e cultural em cada região administrativa.
Participação Social e Inclusão – consolidação de mecanismos efetivos para destinação de investimentos e construção de equipamentos sociais destinados ao atendimento das demandas da juventude.
Desenvolvimento local - modelo de desenvolvimento local, baseado nas características territoriais e na identidade coletiva, visando à sustentabilidade ambiental, social, cultural, econômica e política.
Direitos e Cidadania – Fomento a iniciativas de garantia de direitos promovidas por diferentes órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
Protagonismo - incentivo à participação ativa dos jovens em fóruns locais e nacionais de políticas públicas, promovendo o seu acesso ao conjunto das ações definidas pelo governo e seu envolvimento no monitoramento daquelas que são implementadas em cada cidade do Distrito Federal.
-
DETALHES
- Duração do projeto: Contínuo
- Público-alvo: jovens de 15 a 29 anos
- Principais segmentos: acompanhamento psicossocial, inclusão social, protagonismo juvenil, participação cidadã, empreende-dorismo social, cultura, arte, esporte, qualificação profissional e saúde.
- Locais de atendimento: 3 Centros de Juventude – Estrutural, Ceilândia e Samambaia
-
CURSOS OFERECIDOS
- Fotografia
- Teatro
- Violão
- Muay-Thai
- Empregabilidade
- Culinária Sustentável
- Profissionalizante de Massoterapia
- Cuidador de Idoso
- Atendimento Psicológico e Assistência Social
-
NÚMEROS
- TOTAL DE ATENDIMENTOS 2018
- 13.032
- TOTAL DE ATENDIMENTOS 2019
- 14.243
- TOTAL GERAL DE ATENDIMENTOS
- 27.275